Cursos Gratuitos em Franca SP

Cursos de qualificação profissional sempre são uma ótima chance para ingressar no mercado de trabalho. E visando dar mais oportunidades para moradores do estado…

Por Redacao em 21/07/2011

Cursos de qualificação profissional sempre são uma ótima chance para ingressar no mercado de trabalho. E visando dar mais oportunidades para moradores do estado de São Paulo (SP), o Governo então decidiu junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, lançar diversas ofertas em curso através de um programa chamado Via Rápida, que  disponibiliza cursos gratuitos em mais de 130 modalidades.

O objetivo  deste programa é capacitar pessoas que tenham idade acima de 16 anos e alfabetizadas que residam no estado, com prioridade para os candidatos que estejam sem trabalho, jovens matriculados no ensino médio em escolas públicas da rede estadual, também podem se beneficiar idosos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas Ação Jovem e Renda Cidadã, portanto esta é uma oferta que vale muito a pena ser aproveitada.

Cidade de Franca é uma das localidades beneficiadas pelo programa Via Rápida. Os moradores interessados em se inscrever podem escolher entre 11 cursos. Veja abaixo as oportunidades:

Cortador de Calçados: este curso é ideal para alunos que desejam desenvolver competências relativas ao corte manual e mecânico, ou seja o aluno que realizar este curso atuará na área mecânica com peças de cabedais de calçados, e usando matérias primas, ferramentas, acessórios e máquinas de corte, de acordo com suas características e aplicações, seguindo normas e procedimentos técnico, ambientais, de qualidade e segurança no trabalho.

Montador e acabador de calçados: quem escolhe esta área atua no desenvolvimento de competências relativas à montagem e acabamento de calçados, utilizando matérias primas, equipamentos, ferramentas, acessórios e máquinas de montagem e acabamento, de acordo com suas características e aplicações, seguindo normas e procedimentos técnicos, normas ambientais, de qualidade e segurança no trabalho. Idade mínima: 18 anos.

Modelagem Industrial Básica: o participante que optar por se capacitar nesta área adquire conhecimentos básicos de modelagem de confecções para corte de calças, saias, camisas, blusas e agasalhos, além de conhecimentos de educação ambiental. Idade mínima: 18 anos.

Modelagem e Confecção de Lingerie: esta qualificação tem como ideal ensinar o participante a modelar e confeccionar peças de lingerie, elaborar diagramas, graduar e adaptar modelos e preparar moldes utilizando a técnica de sequência operacional. Idade mínima: 18 anos.

Mecânico de Manutenção: aprendizado de competências relativas à montagem, desmontagem e manutenção de máquinas e equipamentos. Idade mínima: 18 anos.

Eletricista Instalador:  este curso ensina o aluno a realizar execução de instalações elétricas residenciais em domicílios ou prédios de pequeno porte, na condição de empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor da microempresa.

Corte, Costura e Modelagem de Bolsas em Couro Sintético: desenvolvimento de competências relativas à execução de corte e costura de bolsas de materiais sintéticos e de couro. Idade mínima: 18 anos.

Tornearia Mecânica Básica: esta capacitação prepara o aluno para saber lidar com a regulagem e operação de tornos para a usinagem de metais e compósitos, produzindo peças usinadas com qualidade, aplicando, contudo, os devidos procedimentos de segurança e preservação do meio ambiente.

Soldador de Manutenção: qualificação profissional para a execução de operações básicas em soldagens a gás, processo oxiacetilênico, processo eletrodo revestido, soldagem de junta sem ângulo e de topo.

Perspontador de Calçados: capacitação para atuação no setor produtivo na parte de pesponto das indústrias calçadistas.

Operador de Máquina de Costura Industrial: qualificação profissional para atuar como costureiro, ensinando-lhe corretamente operações básicas de costura industrial. Idade mínima: 18 anos.

Todos os cursos exigem como grau de escolaridade mínimo o Ensino Fundamental Completo.

As inscrições podem ser feitas pelo site do programa Via Rápida, no seguinte endereço: http://www.viarapida.sp.gov.br .

Top