Cursos Gratuitos em Arujá

Moradores de Arujá (SP) que estejam interessados em se inscrever em cursos gratuitos de capacitação profissional estão diante de uma ótima oportunidade: o Governo…

Moradores de Arujá (SP) que estejam interessados em se inscrever em cursos gratuitos de capacitação profissional estão diante de uma ótima oportunidade: o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, lançou o Programa Via Rápida e está oferecendo 60 vagas no município.

Os interessados podem se inscrever para as aulas de Assistente Administrativo ou Eletricista Instalador. O curso de Assistente Administrativo requer que o participante tenha concluído o Ensino Fundamental e tem o objetivo de formar profissionais aptos a exercerem serviços de apoio na área administrativa de empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços. Já o curso de Eletricista Instalador é voltado para a aprendizagem sobre o funcionamento de instalações elétricas residenciais. No fim do curso, o aluno estará apto para trabalhar em empresas ou como profissional autônomo através da prestação de serviços em residências ou pequenos edifícios. A escolaridade requerida para esse curso também é o Ensino Fundamental completo.

Inscrições

Para se inscrever nos cursos é preciso acessar a página do programa e cadastrar os dados em um formulário digital. O endereço é http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp. Aqueles que não possuirem acesso fácil à Internet podem procurar os postos do programa Acessa SP ou as unidades do Poupatempo mais próximas, onde é possível encontrar computadores conectados à rede mundial de computadores e utilizar o serviço gratuitamente.

O candidato deve ser maior de 16 anos, alfabetizado e comprovar residência no estado de São Paulo. Após a inscrição, os dados serão repassados para uma comissão avaliadora que julgará o perfil inscrito com as exigências do curso e do programa. O resultado será enviado através de uma carta para o endereço informado na inscrição.

Via Rápida

Leia Também:  Material Escolar 2011 da Capricho

Lançado este ano, o Programa Via Rápida tem o objetivo de atender cerca de 30 mil pessoas até o final de 2011. Trata-se de um projeto que, por meio do oferecimento de mais de 130 cursos de qualificação profissional gratuitos, pretende capacitar a população de diversos municípios do estado de São Paulo para atender às principais demandas de cada região. Para mapear as necessidade de cada cidade foram utilizados dados divulgados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e outros diagnósticos estaduais. As áreas contempladas pelos cursos são construção civil, comércio, serviços e indústria.

Benefícios

Para incentivar a participação da população, o Programa Via Rápida oferece, além da gratuidade do curso, dois benefícios aos alunos matriculados. O primeiro é o Bolsa Auxílio, destinado para aqueles que estejam desempregados e não contem com a ajuda do seguro-desemprego ou algum outro benefício da Previdência. O valor é de R$ 120,00 que é repassado todos os meses de acordo com a duração do curso. O outro é o Auxílio Deslocamento que oferece R$ 120,00 de ajuda de custo para o transporte do aluno. Vale lembrar que o material didático é totalmente financiado pelo programa.

Para saber como funciona o programa de maneira geral, acesse: http://www.viarapida.sp.gov.br

Top