Cursos Gratuitos em Araraquara

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Via Rápida, está oferecendo 216 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em…

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Via Rápida, está oferecendo 216 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em Araraquara (SP). O objetivo principal do programa é formar alunos que estejam em busca de uma colocação profissional no mercado de trabalho ou tenham o desejo de abrir um negócio próprio. Veja, a seguir, as oportunidades oferecidas e os requisitos básicos para candidatura à vaga:

– Assistente Administrativo em Transporte (60 vagas): o aluno deve ter pelo menos 18 anos e já ter completado o Ensino Médio.

– Encanador (32 vagas): para alunos a partir de 16 anos e que sejam alfabetizados.

– Mecânica Básica (32 vagas): para participar deste curso é necessário ter a partir de 18 anos e comprovar a conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental.

– Operador de Cargas com Habilitação em Empilhadeira (60 vagas): o candidato deve possuir carteira nacional de habilitação – categoria B, ter pelo menos 18 anos e já ter concluído a 4ª série do Ensino Fundamental.

– Soldador Eclético (32 vagas): para se candidatar, é exigida a comprovação da conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos.

O programa

O Via Rápida foi lançado no mês de julho e oferece cursos de curta duração, entre 30 e 90 dias, em mais de 400 municípios de São Paulo. São 130 temas distribuídos regionalmente, de acordo com a demanda de capacitação profissional local, que irão beneficiar 30 mil alunos durante o segundo semestre. De acordo com o projeto do Governo do Estado de São Paulo, estima-se que até 2014 os cursos do programa já terão beneficiado 400 mil pessoas.

Continuar Lendo  Curso de Hotelaria Gratuito RJ

Como forma de incentivo aos alunos, o Programa Via Rápida oferece oportunidades de auxílio financeiro para alunos de baixa renda. São duas opções: a Bolsa Auxílio, destinada para pessoas que estejam desempregadas e não recebam o benefício do seguro-desemprego, no valor de R$ 120,00, e o Auxílio Deslocamento, de R$ 120,00, para o pagamento do transporte para as aulas. Os benefícios são concedidos mensalmente, de acordo com a duração do curso escolhido. A candidatura para o recebimento do benefício deve ser feita diretamente no site do programa.

Para saber mais informações, acesse o site oficial: http://www.viarapida.sp.gov.br

Inscrições

Para participar, o candidato deve ter mais de 16 anos, ser alfabetizado e residir no estado de São Paulo. Cada curso tem um requisito específico relacionado à escolaridade mínima exigida, que deve ser consultado. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Programa Via Rápida, não existindo, portanto, a possibilidade de se cadastrar presencialmente. Após preencher o formulário disponível, o interessado deve aguardar a resposta da equipe que vai avaliar as inscrições. A informação será enviada pelos correios para o endereço informado no momento da inscrição. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Top