Cursos Gratuitos do Projeto Sala Verde

O Projeto Sala Verde foi criado no ano 2000 pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) com o objetivo de…

Por Andre em 23/03/2012

O Projeto Sala Verde oferece diversos cursos voltados à educação ambiental

O Projeto Sala Verde foi criado no ano 2000 pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) com o objetivo de auxiliar os municípios e diversas instituições na implantação de espaços socioambientais, para atuarem como centros de informação e formação ambiental, formando cidadãos interessados em construir um pensamento mais voltado para o meio ambiente.

Para desenvolver estas ações, o governo federal implantou as Salas Verdes, espaço criado em parceria com diversas instituições, escolas, universidades, órgãos públicos e privados, de todo o Brasil, que dispõe de equipamentos, recursos e equipe de profissionais que possibilitam o acesso da população às ações do projeto, através de cursos, palestras, oficinas, eventos, reuniões, encontros e campanhas educativas.

É nestes espaços que se pretende formar um novo pensamento, voltado à educação ambiental, para que haja cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade, contribuindo na construção de um futuro melhor para todos.

Cursos gratuitos

Qualquer pessoa, independente da idade e da formação escolar, pode participar dos cursos gratuitos

As salas verdes são o local ideal para quem gosta de viver em harmonia com a natureza. Nestes locais são disponibilizados vários tipos de cursos gratuitos do Projeto Sala Verde, voltados para suprir uma demanda local, já que eles são pensados e formatados de acordo com a região em que estão instalados.

Algumas das atividades e cursos que é possível encontrar nas Salas Verdes são: oficinas de reciclagem, como fazer hortas caseiras, como produzir compostagem e como criar e cuidar de um jardim, entre outros. Os cursos contam ainda com apresentações teatrais e de vídeos com temática ambiental, para complementar o conteúdo e contribuir para que os participantes possam aplicar o conhecimento adquirido em suas tarefas diárias.

Todos os cursos, palestras, atividades e eventos das Salas Verdes são gratuitos e abertos à comunidade em geral, e normalmente contam com alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, além de professores e técnicos.

Onde faço as inscrições para os cursos?

Há diversas Salas Verdes espalhadas pelo Brasil

Os interessados em participar dos cursos gratuitos e das outras atividades promovidas pelo Projeto Sala Verde devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente da sua cidade para verificar se existe alguma Sala Verde no município ou nas proximidades. Você também pode pesquisar a localização das Salas Verdes no site do Ministério do Meio Ambiente, onde se encontram todas as informações a respeito do projeto.

Outra fonte de notícias sobre o projeto é o Blog Sala Verde (www.salasverdes.blogspot.com.br).

Top