Cursos Gratuitos de Dança de Flamenco: Programa Conexão Espanha 2010

O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança muito influenciado pela cultura cigana, mas que as verdadeiras raízes são da cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. Esta cultura do flamenco é também bem associada principalmente á Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral, foi pensando nisso que o programa conexão Espanha oferece os cursos gratuitos de dança de flamenco.
.
A maioria que se interessa na área sabe que o “novo flamenco” é uma variação recente do flamingo que sofreu influências da música moderna, algumas boas referencias é a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz, originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado, por: guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile), o curso de dança de flamenco grátis é uma ótima opção para quem deseja dançar sensualmente.

O “toque” e o “baile” podem também aparecer sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cájon” e as castanholas foram também introduzidos. Inclusive conhecemos mais a tradição das danças espanholas através das castanhas, muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamingo foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:

Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os mouros, os ciganos e os judeus foram todos perseguidos pela inquisição espanhola em diversos tempos, os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de atuações em comunidade, o flamenco não foi considerado uma forma de arte, sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes, mais agora volta com tudo, então aproveite a oportunidade e realize seu curso grátis de dança de flamenco.

Está sendo disponibilizado pela décima edição do evento de dança flamenca “Conexão Espanha” cursos grátis de dança no Centro Coreográfico, além dos bailarinos espanhóis Domingo e Inmaculada Ortega, junto com bailarinos e músicos brasileiros, no dia 19, às 19h, no Teatro João Caetano. Os cursos gratuitos de flamenco acontecem do dia 10 a 14 — serão ministrados por professores brasileiros de flamenco, como a bailarina e cantora Tiza Harbas, idealizadora e produtora do evento, junto com seu marido, o músico Allan Harbas.

SERVIÇOS:

No Centro, serão ministrados também worshops pagos, entre os dias 22 e 28. Informações: 2570-1247 e 2268-7139.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0