Cursos gratuitos da Prefeitura de Campinas 2012: inscrições

Já estão abertas as pré-inscrições para os cursos gratuitos da Prefeitura de Campinas 2012, no interior de São Paulo, que nesta primeira etapa vai…

Serão oferecidas mais de 3 mil vagas ao longo de 2012

Já estão abertas as pré-inscrições para os cursos gratuitos da Prefeitura de Campinas 2012, no interior de São Paulo, que nesta primeira etapa vai oferecer 215 vagas, para os cursos que serão ministrados nos meses de maio, junho e julho. Até o final do ano, a prefeitura deve oferecer um total de 3.234 vagas, se tornando uma grande alternativa para quem está em busca de melhorar a sua qualificação profissional.

Os cursos gratuitos são oferecidos pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação, com as aulas acontecendo no Senac e no Senai.

Quem pode se inscrever

O público-alvo do projeto inclui os moradores de Campinas com idades entre 18 e 59 anos, beneficiários do programa Bolsa Família, estudantes do ensino médio matriculados nas escolas da rede pública (incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA), portadores de necessidades especiais e agricultores familiares.

Eles participarão de aulas de capacitação profissional, cuja carga horária pode variar de 160 horas a 320 horas, e assim que concluírem o curso estarão inscritos automaticamente no Sistema Nacional do Emprego (Sine), facilitando a sua inserção no mercado de trabalho.

Cursos

As aulas serão ministradas nas unidades do Senai e também do Senac, instaladas na cidade

Para as aulas que terão início em maio, as oportunidades se dividem entre 15 vagas para o curso gratuito de manicure e pedicure, 15 vagas para costureiro, 20 vagas para agente de informações turísticas e 30 vagas para a formação de garçom básico.

Já no mês de junho, a oferta abrange 20 vagas para programador de sistemas, 25 vagas para almoxarife e 25 vagas para vendedor, enquanto em julho os interessados poderão escolher entre as 20 vagas para o curso de cuidador de idosos e as 25 vagas para a qualificação como balconista de farmácia.

Pré-inscrições

Entre os locais onde você pode se inscrever estão as unidades do CRAS

Os interessados em participar dos cursos gratuitos da Prefeitura de Campinas 2012 poderão efetuar a sua pré-inscrição em vários postos espalhados pela cidade. As opções são o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat) e o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp).

Você pode se dirigir a qualquer um desses postos, escolhendo o mais próximo da sua casa, levando o seu CPF e o número do Programa de Integração Social (PIS) ou o Número de Informação Social (NIS). A data em que o candidato irá confirmar a matrícula será informada durante a pré-inscrição.

Confira no site da Prefeitura de Campinas os endereços e os telefones de todos os locais onde podem ser feitas as inscrições.

Fontes: Prefeitura de Campinas e G1

Top