Cursos gratuitos a distância Cederj 2012: inscrições, vagas

A educação a distância já é uma realidade dentro de muitas universidades brasileiras. Esta nova modalidade de ensino é a solução perfeita para quem…

Por Paulo Lima em 17/04/2012

O ensino a distância já é uma realidade nas principais universidades brasileiras.

A educação a distância já é uma realidade dentro de muitas universidades brasileiras. Esta nova modalidade de ensino é a solução perfeita para quem não tem a oportunidade de frequentar a sala de aula, mas deseja ter uma formação profissional.

Se este é o seu caso, saiba que a Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) abriu, nesta segunda feira (16/04), as inscrições para o seu processo seletivo 2012. O consórcio reúne as principais instituições públicas de Ensino Superior do estado que oferecem cursos a distância.

No total, seu vestibular de Inverno vai distribuir 6.081 vagas em doze opções de cursos diferentes. Além disso, as oportunidades são para sete universidades: UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Uenf (Universidade do Norte Fluminense), UFF (Universidade Federal Fluminense), Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Censo Suckow da Fonseca) e UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

O consórcio da Cederj é formado por sete instituições públicas de Ensino Superior.

Quem quiser participar deste processo seletivo deve fazer a sua inscrição até o dia 20 de maio no site da Cederj. O valor da taxa é de R$45,00, devendo ser pago até o dia 21 do mesmo mês. No momento do cadastro, o candidato terá que escolher o curso e o polo que deseja frequentar, além de fornecer seus dados pessoais.

A prova está marcada para o dia 16 de junho, com inicio às nove horas. Ela será formada por questões de múltipla escolha sobre todas as matérias (Matemática, Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Biologia, Física, Química, Geografia e História), cinco perguntas discursivas (as perguntas variam de acordo com o curso pretendido) e uma redação.

A aplicação da prova está marcada para o dia 16 de junho.

Distribuição das vagas

As vagas estão distribuídas em 32 polos universitários, presentes nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Campo Grande, Belford Roxo, Barra do Piraí, Bom Jesus de Itabapoana, Itaguaí, Cantagalo, Macaé, Itaocara, Magé, Itaperuna, Niterói, Natividade, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Paracambi, Resende, Piraí, Rio das Flores, São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, Saquarema, Três Rios, São Fidélis, São Gonçalo, Santa Maria Madalena, Rocinha e São Francisco de Itabapoana.

As opções de curso são em Pedagogia, Química, Tecnologia em Sistemas da Computação, Matemática, Administração Pública, Física, Ciências Biológicas, História, Letras, Tecnologia em Gestão de Turismo e Administração. Outras informações sobre o vestibular Cederj 2012 estão disponíveis no edital.

Top