Cursos Grátis em Cubatão

Cubatão, cidade localizada na Baixada Santista, no estado de São Paulo, é conhecida pela alta atividade industrial. Na década de 80 foi considerada a…

Por Redacao em 11/08/2011

Cubatão, cidade localizada na Baixada Santista, no estado de São Paulo, é conhecida pela alta atividade industrial. Na década de 80 foi considerada a cidade mais poluída do mundo, mas conseguiu reverter a situação através de iniciativas sociais, governamentais e da iniciativa privada. Com a grande atividade industrial, a cidade costuma oferecer oportunidades de trabalho. Portanto, os moradores da cidade que desejam conquistar uma vaga no mercado, mas precisam de capacitação profissional tem uma ótima oportunidade. Trata-se do Programa Via Rápida, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que está oferecendo 156 vagas para oito cursos gratuitos em várias áreas de atuação.

Conteúdos dos cursos

– Assistente Administrativo em Transporte (30 vagas): curso destinado a alunos que tem interesse em atuar no departamento administrativo de empresas de transporte. Além de aprender sobre as tarefas desenvolvidas neste cargo, o aluno tem a oportunidade de entender melhor como funciona o setor de atuação das organizações de transporte.

– Capacitação de Motorista de Táxi (30 vagas): para capacitar motoristas dispostos a trabalhar no serviço de táxi, o curso pretende passar conhecimentos relativos ao desenvolvimento desta produção, tendo em vista as diversas possibilidades que existem no mercado dos transportes atualmente.

– Carpinteiro (16 vagas): neste curso, o aluno aprenderá técnicas específicas de criação de formas em estruturas de madeira através do uso de ferramentas e das normas de segurança do trabalho.

– Eletricista Instalador (16 vagas): a capacitação para eletricista instalador visa o aprendizado em sistemas elétricos para aplicação de instalação em casas e prédios de pequeno porte.

– Mecânica de Usinagem Básica (16 vagas): diferentemente da maioria dos outros cursos, este só será oferecido na cidade de Cubatão. O conteúdo programático é focado na capacitação de profissionais para trabalharem na indústria do metal, através da operação de máquinas específicas, que serão apresentadas durante o curso.

– Mecânico de Manutenção (16 vagas): o aluno será certificado para trabalhar com equipamentos e máquinas de diversos tipos, no que se refere aos processos de manutenção, montagem e desmontagem.

– Operador de Empilhadeira com Noções de Logística (16 vagas): o candidato a este curso deve possuir carteira de habilitação (categoria B), já que será capacitado para operar um veículo. Durante as aulas, serão abordados temas como armazenagem, planejamento logístico, entre outros.

– Soldador Básico (16 vagas): durante o curso, o aluno aprenderá as técnicas necessárias para realização de processos relativos à soldagem, de acordo com as normas de segurança aplicáveis e diretrizes de preservação do meio ambiente.

Como se inscrever

Os interessados em participar de algum dos cursos, que serão oferecidos ainda no segundo semestre de 2011, devem se inscrever no site do Programa Via Rápida.

Cada curso exige requisitos básicos diferentes, que devem ser consultados antes da inscrição. Todos os formulários submetidos serão avaliados por uma comissão e a resposta será enviada pelos Correios aos interessados. Mais informações no site.

Top