Cursos em Piedade Gratuitos

Mais de 400 municípios do estado de São Paulo estão participando de uma grande iniciativa do Governo Estadual desde julho de 2011: o Programa…

Mais de 400 municípios do estado de São Paulo estão participando de uma grande iniciativa do Governo Estadual desde julho de 2011: o Programa Via Rápida. Composto por 130 modalidades de cursos gratuitos de capacitação profissional, o programa pretende formar 30 mil alunos até o fim do ano. Um dos municípios participantes é Piedade, local conhecido pela forte e diversificada agricultura.

Os moradores da cidade que desejam se capacitar no ramo da alimentação tem à disposição 60 vagas divididas em dois cursos:

– Cozinha Industrial (30 vagas): o curso tem o objetivo de ensinar aos alunos as técnicas básicas para atuação em cozinhas do estilo industrial, encontradas no comércio alimentício e em instalações hoteleiras. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos e comprovar a conclusão do Ensino Fundamental. Este curso é oferecido também nos seguintes municípios: Avaré, Louveira, Pilar do Sul, Ribeirão Preto e São Paulo.
– Manipulação e Higienização de Alimentos (30 vagas): também com o foco de capacitar profissionais para a preparação de alimentos para serem comercializados, o curso é focado no ensino de técnicas específicas para o manuseio dos alimentos. O candidato deve ser aluno regular e estar cursando o Ensino Médio.

Como se inscrever

Os cursos disponíveis em Piedade são destinados a alunos que tenham a partir de 16 anos e tenham residência comprovada no estado de São Paulo. Para participar dos cursos é necessário se inscrever pelo site do Programa Via Rápida e aguardar a avaliação que será feita por uma equipe que decidirá se o candidato tem o perfil adequado para a participação. O resultado é enviado por carta e, em caso de aceitação, o aluno é automaticamente matriculado e recebe as instruções sobre o início das aulas. Clique aqui para se inscrever.

Os candidatos que não tiverem acesso fácil à Internet, podem procurar os postos do Acessa SP ou as unidades do Poupatempo, em todo o estado, que oferecem acesso gratuito, para efetuar a inscrição.

Benefícios

Os cursos são destinados, prioritariamente, a pessoas desempregadas, estudantes da rede pública de ensino, idosos, entre outros. Para garantir a participação, o Programa Via Rápida oferece benefícios para aqueles que se candidatarem e comprovarem condições que estejam de acordo com o regulamento. São dois benefícios: o Auxílio Deslocamento, que oferece R$ 120,00 para o pagamento do transporte para o comparecimento nas aulas, e o Bolsa Auxílio, criado para os alunos que estejam desempregados e não recebam nenhum outro tipo de benefício do governo, como o seguro-desemprego, no valor de R$ 210,00. Os valores serão pagos mensalmente, de acordo com a duração do curso, que pode variar entre 30 e 90 dias.

Para se candidatar para o recebimento dos benefícios, o candidato deve fazer o pedido pelo site: http://www.viarapida.sp.gov.br .

Top