Cursos de Recreação para guia turístico

Com a Copa do Mundo 2014 se aproximando, a profissão de guia turístico está ganhando mais visibilidade no Brasil. As instituições de ensino profissionalizante…

Com a Copa do Mundo 2014 se aproximando, a profissão de guia turístico está ganhando mais visibilidade no Brasil. As instituições de ensino profissionalizante já oferecem cursos de qualificação, afinal, nem sempre o guia precisa ter um diploma universitário.

O guia de turismo precisa ser simpático e dinâmico. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Pronatec Copa 2014 Cursos Gratuitos

A profissão de guia turístico

O guia de turismo é responsável por orientar, acompanhar e mostrar os principais pontos turísticos ao grupo de viajantes. Para se relacionar melhor na excursão, é importante que ele domine um segundo idioma e seja sempre simpático.

Através do trabalho do guia, os turistas conhecem lugares novos e exploram roteiros maravilhosos. Além de organizar as atividades do dia, o profissional também pode aproveitar a excursão para falar sobre a cultura da cidade e relatar algumas curiosidades.

Curso de recreação para guias de turismo

Para se tornar mais dinâmico, criativo e aprender a lidar melhor com as pessoas, o guia de turismo pode participar de um curso de recreação. Esta qualificação complementa o currículo e abre muitas portas no mercado de trabalho.

As atividades de recreação deixa o grupo de turistas mais entrosado. (Foto:Divulgação)

O curso de recreação para guias de turismo ensina a realizar atividades recreativas com os viajantes, considerando o contexto do lugar e a faixa etária predominante. As habilidades adquiridas ao longo do curso também tornam o profissional apto para trabalhar com lazer e hotelaria.

O guia turístico, quando também tem a desenvoltura de um monitor de recreação, é capaz de desenvolver atividades divertidas dentro do ônibus e aumentar o entrosamento do grupo para aproveitar o passeio.

Por meio de um curso de recreação, o guia de turismo consegue vencer as dificuldades ao se relacionar com as pessoas e aprende a fazer as adaptações de uma recreação, sem abrir mão de uma postura profissional.

Leia Também:  Cinemark SP Preços, Promoções

Alguns cursos de recreação são criados especialmente para guias turísticos e possuem curta duração. A Suport Cursos de Turismo de São Paulo, por exemplo, promoveu aulas de recreação para guias em abril de 2012, apostando em simulações e treinamentos.

Existem treinamentos específicos de recreação para guia turístico. (Foto:Divulgação)

Se não for possível encontrar um curso de recreação específico para guia de turismo com inscrições abertas, existe a possibilidade de se matricular em um curso livre de monitor recreativo. A qualificação oferecida pelo Senac tem uma carga horária de 160 horas e ensina atividades de recreação para diferentes públicos.

O monitor de recreação formado pelo Senac aprende sobre programação de lazer, técnicas de sociabilização e planejamento profissional. Estes conhecimentos poderão ser colocados em prática no dia-a-dia como guia de turismo.

Veja também: Curso gratuito recreação e lazer, SP 2012

Top