Cursos de Qualificação Profissional Grátis

  Os Cursos de Qualificação Profissional Grátis têm como principal finalidade capacitar a mão-de-obra para o mercado de trabalho. Os profissionais que se submetem…

 

Os Cursos de Qualificação Profissional Grátis têm como principal finalidade capacitar a mão-de-obra para o mercado de trabalho. Os profissionais que se submetem a esta modalidade aumentam as chances de melhorar de emprego e podem desenvolver uma carreira bem-sucedida.

Cursos de Qualificação Profissional Grátis. (Foto: Divulgação)

O Governo Federal vem criando ações direcionadas à educação profissional e tecnológica. O objetivo não se resume apenas em preparar para o trabalho, mas também espera desenvolver as indústrias e empresas de diversas áreas.

Pronatec: Cursos de Qualificação Profissional Grátis

Uma das principais apostas do governo Dilma Rousseff em prol do ensino profissional é o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A iniciativa amplia a oferta de cursos grátis de qualificação profissional e ensino técnico.

Em 2011, o PRONATEC foi lançado com a meta de oferecer 8 milhões de vagas para cursos profissionalizantes gratuitos até o final de 2014. Em sua primeira edição, o programa foi um grande sucesso, contando com o apoio de instituições públicas e privadas de todo o país.

O PRONATEC oferece vagas gratuitas para cursos de qualificação. (Foto: Divulgação)

Em junho de 2014, o governo anunciou o PRONATEC 2.0. Em sua nova edição, que começa em 2015, o programa espera oferecer 12 milhões de vagas.

Cursos de qualificação profissional grátis PRONATEC

Os cursos gratuitos de qualificação profissional são responsáveis por preparar os alunos para uma determinada ocupação no mercado de trabalho. Eles possuem uma carga horária mínima de 160 horas, mas também podem chegar a 240 horas.

O Pronatec oferece uma extensa lista de cursos de qualificação profissional de diversas áreas. Há um total de 644 opções diferentes, que estão classificadas em13 eixos tecnológicos.

Entre os cursos gratuitos Pronatec que integram a modalidade de qualificação profissional, vale destacar: Adestrador de Cães, Auxiliar de Confeitaria, Auxiliar Administrativo, Mecânico de Motocicletas, Eletricista Industrial, Copeiro, Joalheiro, Funileiro, Manicure e Pedicure, Maquiador, entre muitos outros.

Os cursos preparam para uma ocupação profissional. (Foto:Divulgação)

Os cursos do Pronatec são promovidos pelo SENAC, SENAI, SENAT e SENAR, além das escolas da rede estadual e da rede federal.

Onde encontrar cursos de qualificação Pronatec?

Para encontrar vagas gratuitas de cursos de qualificação do Pronatec é bem fácil. Basta acessar o portal pronatec.mec.gov.br e encontrar o botão “Clique aqui para ver os cursos de qualificação”. Na página seguinte é necessário fazer uma busca das oportunidades disponíveis, de acordo com estado, município, escolaridade, instituição e turma.

Caso a busca no site do Pronatec não encontre vagas abertas, o usuário pode preencher um formulário para receber uma notificação assim que surgirem oportunidades.

Aproveite a oferta de Cursos de Qualificação Profissional Grátis e aposte na sua carreira.


Top