Cursos De Mestrado USP, Programa De Pós-Graduação

Cursos De Mestrado USP, Programa De Pós-Graduação

A USP (Universidade de São Paulo) é considerada a melhor instituição de ensino superior do Brasil. Seus cursos são embasados nas necessidades do mercado…

Por Isabella Moretti em 05/11/2010

A USP (Universidade de São Paulo) é considerada a melhor instituição de ensino superior do Brasil. Seus cursos são embasados nas necessidades do mercado de trabalho e formam profissionais competentes para atuar nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Além de promover a modalidade de graduação, a USP também aposta nos níveis de extensão universitária e pós-graduação.

Numa pesquisa realizada em 2009, a USP foi eleita a 53ª melhor universidade do mundo e a 1ª do Brasil. Para manter os cursos funcionando e formando novas turmas a cada semestre, a instituição mantém campus instalados nas cidades de São Paulo, São Carlos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Lorena, Bauru e Pirassununga.

As vagas para os cursos de graduação na USP são extremamente disputadas no vestibular da FUVEST. Os candidatos anseiam em entrar na melhor universidade do país e adquirir uma formação reconhecida em todo o país. Depois de passar pela graduação, vale a pena encarar um programa de pós.

Atualmente existem mais de 25 mil alunos matriculados no programa de pós-graduação USP, sendo que mais de 13 mil estão na busca pelo título de mestre em uma determinada área do conhecimento. A universidade dispõe de 36 unidades de pesquisa e ensino para que os alunos possam fazer o aprofundamento sobre um tema específico da pós.

Não é fácil ingressar em um dos cursos de mestrado da USP e acompanhar o conteúdo que exige dedicação e pesquisa. Os alunos que buscam a titulação de mestres devem conhecer os critérios da Pró-Reitoria e o regulamento do programa de Stricto Sensu. O desenvolvimento científico e tecnológico é um dos principais objetivos da pós-graduação USP.

Os cursos de mestrado e doutorado estão distribuídos entre as áreas de  Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Lingüística. Letras e Artes e Ensino e Multidisciplinar. Para conseguir cursar mestrado gratuito USP, é necessário se inscrever no programa de bolsas de estudos do CAPES. As agências financiadoras costumam oferecer incentivo às pesquisas dos alunos ao longo da pós.

Para mais informações sobre os cursos, acesse o Portal USP.

Top