Cursos de Capacitação Gratuitos

PUBLICIDADE

Os cursos de capacitação gratuitos são ideais para as pessoas que desejam se profissionalizar para aumentar as chances no mercado de trabalho. Várias instituições brasileiras promovem cursos que focam na educação profissional e preparam a mão-de-obra conforme a demanda da região.

Cursos de Capacitação Gratuitos. (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, o Governo Federal tem incentivado a educação profissional e tecnológica. Uma das principais iniciativas é o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que estabelece parceria com instituições públicas e particulares para ampliar o acesso aos cursos de capacitação gratuitos.

O lançamento do Pronatec aconteceu em 2011, reservando vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Ensino Técnico. Até o momento, a iniciativa recebeu matrículas de 7,5 milhões de estudantes em todo o Brasil.

PUBLICIDADE

O Governo Federal já anunciou que o Pronatec terá uma segunda edição no próximo ano, com 12 milhões novas vagas para cursos técnicos gratuitos.

O governo tem incentivado a capacitação dos brasileiros. (Foto: Divulgação)

Além do Pronatec, há outras formas de conseguir participar de uma capacitação gratuita. Os interessados podem participar dos processos seletivos das escolas técnicas ou recorrer aos programas de bolsa de estudo.

Onde encontrar cursos de capacitação gratuitos?

Não sabe onde encontrar cursos profissionalizantes gratuitos? Então confira a seguir 4 opções que podem fazer toda a diferença na sua carreira:

1. SISUTEC

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) é o principal executor do Pronatec. A iniciativa nada mais é do que um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, que distribui vagas gratuitas em cursos de instituições públicas e privadas. Para participar, é necessário ter feito o ENEM.

Na sua primeira edição, o SISUTEC abriu 239.792 vagas para cursos de capacitação. Já no primeiro semestre de 2014, o número subiu para 291 mil.

PUBLICIDADE

2. SENAI

O SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) está sempre lançando oportunidades para cursos gratuitos de aprendizagem, qualificação, ensino técnico e aperfeiçoamento. As vagas são abertas nas escolas de todo o Brasil e capacitam a mão-de-obra para as necessidades do setor industrial.

3. Instituto Federal de Tecnologia

O Instituto Federal de Tecnologia é uma instituição pública que oferece cursos de qualificação em diferentes áreas, como Informática, Construção, Eletrônica, Eletrotécnica e Agroindústria. Para garantir uma vaga, é necessário ser aprovado no vestibular ou contemplado no SISUTEC.

Os cursos reconhecem as necessidades do mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

4. Programa Senac de Gratuidade (PSG)

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) reserva vagas gratuitas nos seus cursos profissionalizantes através do Programa SENAC de Gratuidade. O PSG distribui bolsas de estudos aos estudantes de baixa renda, ou seja, com renda per capita igual ou inferior a dois salários por mês.

Agora que você já sabe onde encontrar cursos de capacitação gratuitos, invista na sua formação profissional.

Leia também:

5 Comentários

  • preciso fazer um curso na area de moda mas não tenho condição de pagar como posso fazer . made resposta

  • gostaria de fazer parte deste grupo para fazer o curso de atendente admistrativa gostaria de preenche um vaga de emprego nesta area ou notras areas como ,recpcionista,telefonista,copeira…

  • tenho 45 anos tec.contabil nunca trabalhei nesta area.estou desempregado gostaria de voltar a trabalhar urgente tem algum curso que eu possa fazer gratuito.obrigado

  • Tenho 45 anos, sou formada em turismo e estou tendo muitas difiuculdades para conseguir trabalho. Envio e cadastro meu curriculo e nada acontece. tenho para mim que é por causa da idade. Existe algum curso que eu possa fazer para reingressar no mercado de trabalho?
    Obrigada!

  • tenho 16 anos e gostaria de fazer esse curso de capacitação para entrar no mercado de trabalho (no meu primeiro emprego).

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.