Cursos de Capacitação Grátis em SP

Moradores de São Paulo que pretendem se capacitar profissionalmente em diversas áreas acabam de ganhar uma oportunidade e tanto: a Prefeitura abriu quatro mil…

Por Redacao em 03/07/2011

Moradores de São Paulo que pretendem se capacitar profissionalmente em diversas áreas acabam de ganhar uma oportunidade e tanto: a Prefeitura abriu quatro mil vagas para cursos de qualificação profissional, em uma iniciativa do Centro de Apoio ao Trabalho, para moradores da cidade que tenham 16 anos ou mais. Os cursos serão oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e é uma parceria da prefeitura com o governo federal.

Os interessados podem se qualificar nas seguintes áreas: atendimento e organização de eventos, atendente de comércio varejista, informática para o mercado de trabalho e auxiliar em rotinas administrativas. Os cursos tem duração de 200 horas divididas em 50 dias de aulas, em que serão abordados temas como educação ambiental, saúde e segurança do trabalho, português, matemática e informática. O módulo específico do curso prevê 136 horas/aula para o aprendizado da área escolhida. O início das aulas está marcado para o mês de setembro, nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Os estudantes receberão auxílio transporte, lanche e material didático, composto de apostilas, cadernos, canetas, lápis, apontador, borracha e régua.

A pré-inscrição para os cursos deve ser feita pessoalmente nas unidades do CAT. O interessado deve levar carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovantes de residência e escolaridade. As escolhas do curso e da região em que o aluno pretende estudar devem ser feitas no momento da inscrição. O pré-requisito básico para a inscrição é ter cursado ou estar cursando o ensino médio e estar desempregado.

O CAT possui 17 unidades em São Paulo, na Zona Central, na Zona Leste, na Zona Norte, na Zona Oeste e na Zona Sul.

Alguns endereços:

Zona Central:

– CAT Luz
Av. Prestes Maia, 913 / 919
Das 7 às 18h (Seg. a Sexta) Das 7 às 13h (Sábado)

Zona Leste

– CAT Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Das 7 às 18h (Seg. a Sexta) Das 7 às 13h (Sábado)

– CAT Penha
Rua Candapuí, 492 (dentro da Subprefeitura da Penha)
Das 8 às 17h (Seg. a Sexta)

Zona Oeste

– CAT Lapa I
Rua Monteiro de Melo, 342
Das 7 às 18h (Seg. a Sexta) Das 7 às 13h (Sábado)

– CAT Lapa II
Rua Afonso Sardinha, 201
Das 8 às 17h (Seg. a Sexta)

Zona Sul

– CAT Interlagos
Av. Interlagos, 6.122
Das 7 às 18h (Seg. a Sexta) Das 7 às 13h (Sábado)

– CAT Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314
Das 8 às 17h (Seg. a Sexta)

– CAT Cidade Ademar
Av. Yervant Kissajikian, 416
Das 8 às 17h (Seg. a Sexta)

Para conferir a lista completa dos os endereços, clique aqui.

Centro de Apoio ao Trabalho

O CAT é formado por uma rede de postos de atendimentos voltados exclusivamente para os trabalhadores paulistanos. Além das vagas para cursos abertas no momento, o Centro  oferece também outros serviços gratuitos, como intermediação de mão de obra, habilitação do seguro-desemprego, orientação para o trabalho,emissão de carteira de trabalho e microcrédito para quem busca inserção no mercado de trabalho formal e geração de renda.

Para participar de qualquer uma das atividades, basta dirigir-se a um dos postos de atendimento do CAT.

Top