Cursos CIAGA 2013 no RJ, inscrições

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) é responsável por oferecer diversos cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento. Neste ano, a instituição espera…

Por Isabella Moretti em 15/05/2013

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) é responsável por oferecer diversos cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento. Neste ano, a instituição espera oferecer novas oportunidades no estado do Rio de Janeiro. É importante ressaltar que todos os cursos CIAGA-RJ são gratuitos.

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha prepara tripulações. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Inscrições Para Cursos no RJ 2011 CIAGA

O principal objetivo do CIAGA consiste em preparar tripulações para diversos navios da Marinha Mercante Brasileira. No Brasil, o sistema é conhecido como Ensino Profissional Marítimo e representa uma ótima chance para começar a carreira.

O curso mais importante do CIAGA é o da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Os alunos aprendem como lidar com o transporte e a logística de cargas. Também adquirem conhecimentos sobre outras atividades desenvolvidas em águas nacionais.

Através do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM), o centro oferece outros cursos, como oficial de máquinas, aquaviários, navios tanques petroleiros, combate a incêndio, radioperador, segurança em operações de carga, operações comerciais marítimas, operações com cargas perigosas, entre outros.

Para distribuir as vagas disponíveis, o CIAGA normalmente realiza um processo seletivo, que se constitui de um exame de conhecimentos, avaliação de atestados médicos e teste de suficiência física.

O Programa de Ensino Profissional Marítimo é uma das opções para se qualificar. (Foto:Divulgação)

Vagas CIAGA 2013

No mês de abril, foram abertas 260 vagas CIAGA 2013. Os cursos disponíveis visam formar aquaviários, como moço de convés e moço de máquinas. Também há oportunidades para cozinheiros, enfermeiros, auxiliar de saúde e taifeiro

As vagas contemplam os portos do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Macaé, São João da Barra e Cabo Frio. Durante o curso os alunos receberão merenda, mas não terão direito a alojamento escolas.

As empresas tiveram o prazo de 8 a 26 de abril para enviar as cartas de indicação. De 9 a 16 de maio, os candidatos devem comparecer ao Órgão de Execução apresentar os documentos necessários. A prova escrita está marcada para 15 de junho e o teste de suficiência física para 1º de julho.

Inscrições nos cursos no CIAGA

Para se inscrever em um curso CIAGA , é necessário apresentar os documentos exigidos. (Foto:Divulgação)

Para se inscrever no CIAGA, é necessário providenciar a documentação exigida para cada curso. O candidato deve comparecer a Divisão de Inscrição ou enviar os documentos pelo correio.

O CIAGA pede cópias autenticadas e RG e CPF, atestado de saúde operacional, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, entre outros documentos.

Mais informações sobre os cursos gratuitos CIAGA estão disponíveis no site oficial da instituição.

Divisão de inscrição CIAGA
Endereço: Av. Brasil, nº 9.020 – Olaria – Rio de Janeiro/ RJ.
Telefones: (21) 3505-3128 e 3505-3183 e 3505 – 3203.

Veja também: Cursos gratuitos Marinha Mercante 2013: inscrições

Top