quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 21:27:31
MundodasTribos

O Rio de Janeiro e demais Estados que possuem fonte de Petróleo terão cursos na área (Foto: Divulgação)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está promovendo cursos de qualificação por todo o Brasil, onde pessoas que estejam no 2° ou 3° ano do Ensino Médio em escolas públicas, ou que tenham bolsa integral em instituições privadas, podem se candidatar a uma das oportunidades de qualificação profissional. O objetivo do projeto é que os jovens ingressem no mercado de trabalho, além de fornecer mão-de-obra capacitada de acordo com a demanda de diversos setores empresariais.

Estados como o Rio de Janeiro estão cada vez mais consolidados no segmento de petróleo. Com a descoberta do pré-sal em 2006, a Petrobrás ampliou o seu quadro de funcionários e busca cada vez mais pessoas com conhecimento na área para integrar sua equipe em plataformas e centros de pesquisa. Diante desse cenário os cursos de Petróleo e Gás passaram a ser ofertados gratuitamente por meio do Pronatec.

O Prominp também promoverá cursos na área petrolífera (Foto: Divulgação)

Em Minas Gerais e no Estado carioca as inscrições por meio do projeto já foram encerradas. No Rio Grande do Sul os interessados em se qualificar nesse segmento têm a oportunidade de se inscrever para o curso de Sistemas a Gás. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 março. Além dessa especialidade relacionada a área petrolífera, os candidatos poderão efetuar cadastro para os cursos de Design de Móveis e Calçados, Eletrônica, Mecatrônica, Mecânica, Curtimento, Eletroeletrônica, Informática, Calçados, Refrigeração e Climatização, Manutenção Automotiva, Redes de Computadores, Edificações e Logística. Para mais informações entre em contato por meio do telefone (51) 3347-8800 ou pelo e-mail [email protected].

 

Cursos do Prominp

Enquanto o Pronatec não abre mais oportunidades para quem quer estudar em áreas relacionadas a extração e distribuição de Petróleo, você pode aproveitar a chance ofertada pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). No último dia 6 de março foi divulgado no Diário Oficial da União o edital para 11.671 cursos, distribuídos em 14 Estados da nação.

Entre as vagas de qualificações existem especializações técnicas, de nível médio, básico e superior.  As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de abril por meio do site www.prominp.com.br ou nos postos credenciados que podem ser consultados no endereço eletrônico. No dia 13 de maio acontecerá a seleção dos candidatos, sendo que o resultado da escolha dos estudantes será divulgado no dia 6 de junho.

O conteúdo "Curso técnico gratuito de Petróleo e Gás Pronatec" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Cursos em .

1

Pode ser do seu interesse

PROMINP 2016: Inscrições

PROMINP 2016: Inscrições

Cursos a Distância PUC-SP – Cursos EAD

Cursos a Distância PUC-SP – Cursos EAD

Aulas de Inglês Online

Aulas de Inglês Online

Inscrições Abertas para Vestibular da Unesp 2012

Inscrições Abertas para Vestibular da Unesp 2012

Senai Guarulhos cursos gratuitos 2016

Senai Guarulhos cursos gratuitos 2016

Curso Superior Gratuito em Mogi das Cruzes SP – Fatec 2017

Curso Superior Gratuito em Mogi das Cruzes SP – Fatec 2017