Curso técnico gratuito de Petróleo e Gás Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está promovendo cursos de qualificação por todo o Brasil, onde pessoas que estejam…

Por Élida Santos em 08/03/2012

O Rio de Janeiro e demais Estados que possuem fonte de Petróleo terão cursos na área (Foto: Divulgação)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está promovendo cursos de qualificação por todo o Brasil, onde pessoas que estejam no 2° ou 3° ano do Ensino Médio em escolas públicas, ou que tenham bolsa integral em instituições privadas, podem se candidatar a uma das oportunidades de qualificação profissional. O objetivo do projeto é que os jovens ingressem no mercado de trabalho, além de fornecer mão-de-obra capacitada de acordo com a demanda de diversos setores empresariais.

Estados como o Rio de Janeiro estão cada vez mais consolidados no segmento de petróleo. Com a descoberta do pré-sal em 2006, a Petrobrás ampliou o seu quadro de funcionários e busca cada vez mais pessoas com conhecimento na área para integrar sua equipe em plataformas e centros de pesquisa. Diante desse cenário os cursos de Petróleo e Gás passaram a ser ofertados gratuitamente por meio do Pronatec.

O Prominp também promoverá cursos na área petrolífera (Foto: Divulgação)

Em Minas Gerais e no Estado carioca as inscrições por meio do projeto já foram encerradas. No Rio Grande do Sul os interessados em se qualificar nesse segmento têm a oportunidade de se inscrever para o curso de Sistemas a Gás. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 março. Além dessa especialidade relacionada a área petrolífera, os candidatos poderão efetuar cadastro para os cursos de Design de Móveis e Calçados, Eletrônica, Mecatrônica, Mecânica, Curtimento, Eletroeletrônica, Informática, Calçados, Refrigeração e Climatização, Manutenção Automotiva, Redes de Computadores, Edificações e Logística. Para mais informações entre em contato por meio do telefone (51) 3347-8800 ou pelo e-mail [email protected].

 

Cursos do Prominp

Enquanto o Pronatec não abre mais oportunidades para quem quer estudar em áreas relacionadas a extração e distribuição de Petróleo, você pode aproveitar a chance ofertada pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). No último dia 6 de março foi divulgado no Diário Oficial da União o edital para 11.671 cursos, distribuídos em 14 Estados da nação.

Entre as vagas de qualificações existem especializações técnicas, de nível médio, básico e superior.  As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de abril por meio do site www.prominp.com.br ou nos postos credenciados que podem ser consultados no endereço eletrônico. No dia 13 de maio acontecerá a seleção dos candidatos, sendo que o resultado da escolha dos estudantes será divulgado no dia 6 de junho.

Top