Curso Técnico Gratuito de Musica

O curso técnico gratuito de música é a formação ideal para quem gosta de tocar instrumentos e interpretar obras musicais. A habilitação técnica é…

Por Isabella Moretti em 20/08/2014

O curso técnico gratuito de música é a formação ideal para quem gosta de tocar instrumentos e interpretar obras musicais. A habilitação técnica é oferecia gratuitamente em várias instituições que trabalham com a educação profissional. Recentemente, a oferta de vagas foi ampliada graças ao Pronatec.

Curso Técnico Gratuito de Musica. (Foto: Divulgação)

Técnico em música: o que faz?

O técnico em instrumentos musicais desenvolve diferentes atividades em prol da performance instrumental. Ele não é apenas um amante de música, na verdade ele trabalha para que tudo funcione adequadamente no que diz respeito aos aparelhos e sonoridades.

O profissional com formação técnica em música pode trabalhar em concertos, shows, recitais, musicais, peças de teatro, óperas e eventos em geral. Ele também costuma ser muito requisitado nas gravações de programas de rádio e TV.

Ao passar pelo curso de técnico em instrumento musical, o profissional tem condições de elaborar arranjos instrumentais, harmonizar a sonoridade de hinos e canções, interpretar obras musicais e desenvolver atividades nos estúdios de gravação. A formação técnica pode ser o primeiro passo para seguir uma carreira de sonoplasta ou produtor musical.

O técnico tem condições de elaborar arranjos instrumentais. (Foto: Divulgação)

O mercado de trabalho é bem amplo para o técnico de música. Ele pode ser contratado por uma banda, trabalhar em emissoras de televisão, estúdios e projetos culturais.

Veja também: sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec 2014

Onde fazer curso técnico gratuito de música?

Confira a seguir algumas opções de curso técnico gratuito de música:

Instituto Federal de Goiás – IFG

O Instituto Federal de Goiás oferece o curso grátis de técnico em música. A formação não contempla apenas as habilidades de instrumentista, mas também envolve as áreas de produção musical, editoração de partituras, elaboração de projetos, musicalização para eventos e direção de grupos musicais.

Para participar do curso IFG, é necessário ter concluído o ensino fundamental e ser aprovado no processo seletivo da instituição.

A IFCE tem o curso de técnico em instrumento musical. (Foto: Divulgação)

Instituto Federal do Ceará – IFCE

Em Fortaleza, o IFCE oferece o curso de técnico em instrumento musical. A cada semestre são abertas novas 25 vagas, sendo que a seleção dos candidatos é feita através de uma prova. Para se tornar um aluno, também é preciso passar no Teste de Aptidão Musical (TAM).

PRONATEC

O técnico em instrumentos musicais é um dos cursos disponíveis através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, que amplia o acesso a ao ensino profissionalizante. A formação consta no catálogo de cursos técnicos, juntamente com outros 219 cursos da mesma modalidade.

Fique atento à abertura de novas vagas para o curso técnico gratuito de música e invista na sua formação.

Top