Curso Técnico em Pesca e Aquicultura a Distância

Nosso país é muito rico em costa, ao todo são mais de 8 mil quilômetros de litoral, visto da grande quantidade de costa e…

Por Redacao em 30/08/2010

Nosso país é muito rico em costa, ao todo são mais de 8 mil quilômetros de litoral, visto da grande quantidade de costa e pouco investimento, pois a produção de pescado tem se mantida estagnada desde 2003, a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Seap/MEC) desde 2006 vêm tentando reverter esse quadro através de estudos baseados em informações consistentes sobre a pesca no Brasil. Conheça um pouco sobre o Curso Técnico em Pesca e Aquicultura a Distância e também sobre outros cursos que o governo está querendo lançar na área de pesca acompanhando as linhas deste artigo.

O primeiro passo foi submeter uma política para formação qualificada de profissionais na área de pesca marinha (oceânica), continental (rios e lagos) e aquicultura familiar. Através de cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos de nível médio e de nível superior na área de recursos pesqueiros. Foi assim que surgiu o Curso Técnico em Pesca e Aqüicultura, ou pescaria familiar.

O governo também investiu na constituição de núcleos de pesquisa, difusão de novas tecnologias, e a capacitação de docentes para o desenvolvimento de projetos de extensão acadêmica na área de pesca e aquicultura.

De lá para cá foram criados 21 núcleos de pesca em todo o país e ainda serão criados outros mais, ação também implementou 45 cursos técnicos de pesca, voltados para capacitação de jovens brasileiros a fim de explorar a pesca como atividade lucrativa.

Se você também vê a pesca como atividade econômica, não fique de fora dessa oportunidade de estudar de forma gratuita. O curso é voltado para todos os pescadores e aquicultores e têm como  principal finalidade aumentar o nível de escolaridade dessas pessoas, qualificando tecnicamente.

Além disso o curso visa também contribuir para a solidificação de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro. Uma iniciativa em que os profissionais da área da pesca permaneçam no setor e ainda surjam mais pessoas interessadas nessa profissão, contribuindo assim com a geração de emprego e renda. Se estamos falando de desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental é colocada em primeiro lugar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o bem estar da população que está envolta ao programa.

Para participar do Curso Técnico em Pesca e Aquicultura a Distância é necessário efetuar a sua inscrição dentro do prazo de  01 de setembro a 02 de outubro. O curso é de responsabilidade do Núcleo de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná – EAD/IFPR e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA.

As aulas serão presenciais e à distância. Sendo que as aulas presenciais serão realizadas no Telecentro da Comunidade Rural de Albertos.

Para fazer a inscrição basta acessar o site: www.ead.ifpr.edu.br .

Ainda ficou com dúvidas? Você pode entrar em contato com a IFPR pelo telefone (37) 3321-4384

Top