Curso Técnico de Têxtil e Vestuário – Senai 2013

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece uma ampla variedade de cursos para quem está em busca de sua profissionalização. Hoje, com o mercado de trabalho ficando cada vez mais concorrido, é extremamente importante se qualificar para encontrar o seu espaço.

Curso de técnico têxtil

Disponível no Senai, o curso de técnico têxtil prepara o candidato para atuar em estamparias e tinturarias. (Foto: Divulgação)

Uma das opções disponíveis é o curso de técnico têxtil, que prepara o aluno para atuar em estamparias e tinturarias. Com esta formação, ele pode trabalhar no fornecimento de produtos para os segmentos têxtil e de confecções, estando apto para participar das várias etapas da cadeia têxtil, como ficção, tecelagem, acabamento, malharia etc.

Sob a supervisão de engenheiros, este profissional pode atuar ainda em todos os processos de produção, indo desde a aquisição da matéria-prima até a etapa correspondente ao controle de qualidade. E durante a fase de fiação, ele desenvolve atividades ligadas à especificação das características de insumo e controle das propriedades dos fios.

Conheça também o curso instalação de ar condicionado do Senai.

É importante que o técnico têxtil saiba trabalhar em equipe e esteja sempre em busca do aperfeiçoamento profissional.(Foto: Divulgação)

Com base no perfil dessas tarefas, espera-se que o técnico têxtil saiba se relacionar com superiores e subordinados, esteja sempre em busca do aperfeiçoamento profissional e saiba trabalhar em equipe.

O curso do Senai, além de contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades, permite ao aluno conhecer tecnologias de fiação, padronagem, tecnologias específicas de acabamento, processos industriais, análise química e tintura, e outros temas importantes. Também fazem parte da sua grade disciplinas sobre inglês, desenho, estatística e informática, o que dão ao candidato uma formação ainda mais abrangente.

Veja também: Curso de costura em máquina reta Senai.

Curso técnico de vestuário

Com ênfase em aulas de desenho, o curso é mais voltado para o aspecto criativo.(Foto: Divulgação)

Outra opção ligada a este segmento e que também está disponível no Senai é o curso técnico de vestuário, que dá ao estudante o subsídio necessário para ele desempenhar atividades de pesquisa sobre tendências, materiais, cores, público alvo, artigos e acessórios. Ele ainda pode coordenar a fabricação de peças de vestuário e monitorar processos de confecção e acabamento, orientando as equipes de trabalho responsáveis por essas tarefas.

Durante o curso, além do destaque para as aulas de desenho, são abordados assuntos sobre costura industrial, modelagem, design, criação, produção e comercialização de produtos têxteis. O aluno ainda tem 10% de sua carga horária destinada a estágio, mesmo período para o curso de técnico têxtil.

No site do Senai, você pode obter mais detalhes sobre os cursos e se informar sobre as inscrições na instituição para 2013. Confira!

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0