Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI

Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI abre inscrições, todos os anos, para interessados em ingressar no setor que está em expansão no País. Há décadas, o Brasil é referência na indústria têxtil e de confecção. Apenas em 2016, foram US$ 37 bilhões de faturamento na cadeia, contra U$39,3 bilhões, em 2015. Cerca de US$ 1 bilhão, apenas em exportações. O setor é o segundo maior gerador de primeiro emprego no País. O SENAI é a instituição referência que qualifica profissionais para atuar no setor. Confira mais, a seguir, sobre o mercado de trabalho e o curso oferecido técnico de graça para o setor.

Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI. (Imagem: Divulgação)

Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI

 No Brasil, são 1,5 milhão de empregos diretos e 8 milhões, indiretos, no setor. Cerca de 75% da mão de obra é do sexo feminino. Os números reforçam a importância do Brasil no segmento. No País, a cadeia da indústria têxtil e de confecção é considerada o segundo maior da indústria, perda apenas para o setor de alimentos e bebidas. São 32 mil empresas brasileiras formais que empregam milhares de trabalhadores.

Diante deste cenário, são 100 escolas e faculdades que oferecem qualificação profissional para trabalhadores atuarem em diversos setores desta indústria. Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI é a porta de entrada para uma oportunidade de emprego no setor.

Curso do SENAI

O curso ainda prepara o estudante para atuar no controle de atividades relacionadas aos processos inovadores, de desenvolvimento de novos produtos e processos do setor têxtil. (Imagem: Divulgação)

O curso técnico têxtil do Senai tem como principal objetivo capacitar o profissional para planejar e coordenar os processos de fiação, tecelagem e malharia da cadeia da indústria têxtil e de confecção. O curso ainda prepara o estudante para atuar no controle de atividades relacionadas aos processos inovadores, de desenvolvimento de novos produtos e processos do setor têxtil.

Conheça mais sobre o conteúdo programático do curso, dividido em três módulos, voltados para a cadeia da indústria têxtil e de confecção no Brasil:

– Módulo básico: Comunicação Oral e Escrita, Fundamentos físicos e matemáticos aplicados aos processos têxteis, processos produtivos têxteis.

– Módulo específico: Ensaios têxteis, fiação, malharia, tecelagem, beneficiamento, custos, gestão e processos têxteis.

– Módulo final: Planejamento dos processos produtivos têxteis.

Pré-requisitos

O curso é ofertado na modalidade Aprendizagem Técnica de Nível Médio, em dois períodos: diurno e noturno. (Imagem: Divulgação)

As aulas para o Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI são tradicionais, com foco no ensino teórico e prático, ou seja, com o objetivo de preparar o profissional para atuar no mercado de trabalho. Faz parte da grade de dezenas de cursos técnicos gratuitos oferecidos pelas unidades do SENAI no País.

O curso é ofertado na modalidade Aprendizagem Técnica de Nível Médio, em dois períodos: diurno e noturno.

Os candidatos devem ter concluído, ao menos, o primeiro ano do Ensino Médio, e 14 anos de idade. A seleção é feita por meio do processo seletivo de candidatos que preenchem os requisitos básicos para as vagas. Geralmente, são candidatos encaminhados por empresas parceiras do SENAI ou pessoas que moram na comunidade em que a instituição está presente.

Inscrições para curso SENAI

É preciso ficar atento ao calendário de inscrições. (Imagem: Divulgação)

Para concorrer às vagas, é preciso ficar atento às datas do processo seletivo divulgadas pela unidade mais próxima do local de moradia. No site www.sp.senai.br/institucional/176/0/tecnicos é possível ter um exemplo de como o processo é realizado. Depois da publicação de um editar, são abertas as inscrições e os candidatos inscritos são convocados para a realização do exame. É preciso acompanhar os calendários para os processos seletivos pelo site da instituição.

Não perca a oportunidade de se preparar para uma carreira promissora na cadeia da indústria têxtil e de confecção. Fique atento às datas para o Curso Técnico de Têxtil e Vestuário Grátis no SENAI.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

9 Comments - Add Comment

Reply