Curso Superior Gratuito Para Professores 2015

O curso superior gratuito para professores 2015 tem como objetivo oferecer uma formação de qualidade aos profissionais que já lecionam nos primeiros anos da educação básica, mas não são graduados. O curso também serve para os docentes que desejam ampliar os conhecimentos e as oportunidades de trabalho através de uma segunda licenciatura.

Curso Superior Gratuito Para Professores 2015. (Foto: Divulgação)

Há alguns anos, o Governo Federal começou a estimular a qualificação de professores. Uma das principais iniciativas foi à criação dos cursos gratuitos da Plataforma Freire. Esse sistema informatizado utiliza a educação à distância para que professores de todo o país possam se inscrever gratuitamente em licenciaturas.

Leia mais: Curso Formação de Professores do MEC – Inscrições

Curso Superior Gratuito Para Professores 2015

Quem quer seguir carreira como docente ou já leciona sem uma formação específica deve fazer um curso superior gratuito para professores 2015. Confira as possibilidades:

PARFOR

O PARFOR (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica) é um programa do Governo Federal que estimula a formação superior dos docentes. Ele também trabalha com uma iniciativa de segunda licenciatura, na qual o professor já licenciado pode optar por outra graduação. Os interessados nas vagas devem realizar a pré-inscrição na Plataforma Freire, um sistema administrado pela Capes do Ministério da Educação.

O PARFOR incentiva a formação de professores. (Foto: Divulgação)

O plano contempla, principalmente, os professores das escolas públicas estaduais e municipais que não possuem formação adequada. Com isso, a iniciativa não melhora apenas a formação de docentes, mas também contribui com a qualidade do ensino brasileiro.

UAB

Muitos professores, principalmente no Norte e no Nordeste do país, não se qualificam porque a universidade fica muito longe ou porque as mensalidades não cabem no orçamento. Contudo, a criação da https://www2.ufrb.edu.br/ead/uab-top (Universidade Aberta do Brasil) vem mudando a realidade de milhares de brasileiros. A iniciativa tem cursos gratuitos de licenciatura à distância, promovidos em parceria com as universidades públicas.

Os cursos para formar professores UAB são promovidos de forma semipresencial, ou seja, boa parte dos estudos acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, mas os alunos também precisam comparecer aos encontros agendados nos polos de apoio presencial.

Os cursos de licenciatura podem ser realizados à distância. (Foto: Divulgação)

UNIVESP

Existem outras iniciativas estaduais que estimulam a formação de professores através de cursos de licenciatura gratuitos à distância. A UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), em seu último vestibular, selecionou alunos para os cursos de Biologia, Física, Química e Matemática, com o objetivo de formar professores nessas áreas. Cada curso tem duração de 4 anos e é oferecido em 32 polos.

Depois de conhecer algumas iniciativas, garanta a sua vaga em um curso superior gratuito para professores 2015.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0