Curso Superior em Gestão Financeira

O papel de um Gestor Financeiro tem sido cada vez mais requisitado dentro de empresas de todos os portes. Para acompanhar o vai e…

Por Redacao em 29/06/2011

O papel de um Gestor Financeiro tem sido cada vez mais requisitado dentro de empresas de todos os portes. Para acompanhar o vai e vem da economia mundial atualmente, é preciso estar antenado ao que acontece em todos os cantos do globo, para que as empresas consigam se posicionar bem no mercado e evitar possíveis crises devido a movimentações financeiras.

Além de empresas, bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores imobiliários e organizações do terceiro setor também têm requisitado a presença de um gestor financeiro. O profissional é responsável por atuar em área de auditoria, sugerir alterações que garantam o bom desempenho econômico da empresa, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa, avaliar manutenção de estoques e analisar créditos e demonstrativos contábeis.

Desta forma, a Gestão Financeira de uma empresa nada mais é do que o conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da instituição. Todas as decisões relacionadas aos meios financeiros dependem de uma boa gestão, que deve se preocupar em integrar todas as tarefas que estejam ligadas à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros.

Profissionais que tenham interesse em trabalhar nesta área devem investir em sua formação, uma vez que o mercado encontra-se em alta para os profissionais da Gestão Financeira.

O curso

O curso de Gestão Financeira enquadra-se no perfil Tecnológico, com duração de dois anos. Embora a duração seja menor do que o padrão dos cursos superiores, a graduação tecnológica (ou tecnóloga) é reconhecida como nível superior e tem o objetivo de formar especialistas em áreas diversas.

Profissionais que já desempenham uma função há mais tempo e desejam aprender mais sobre ela, além de melhorar o currículo e conseguir uma colocação melhor no mercado, devem optar pelo curso de tecnólogo.

Para o curso de Gestão Financeira especificamente, o aluno deve ter grande interesse em cálculos, já que as disciplinas que fundamentam o grade curricular estão relacionadas a matemática financeira, gestão de investimento e custos, contabilidade, administração, entre outros. De acordo com o professor Amaury Gebran, da Fatec Internacional, o salário inicial médio de um Gestor Financeiro é de R$ 1.200,00.

Se você tem mais de 24 anos, já atua no mercado profissional e pretende se formar como Gestor Financeiro, a dica é o curso da Universidade Anhembi Morumbi. Como parte de um segmento denominado Graduação Executiva, o curso de Gestão Financeira oferece flexibilidade curricular de dias, horários e disciplinas, metodologia baseada em casos reais, aproveitamento de créditos de disciplinas equivalentes já cursadas em outra instituição, serviço de apoio à recolocação profissional, vestibular diferenciado, entre outros benefícios.

A duração estimada do curso é de dois anos, podendo variar de acordo com a disponibilidade de tempo de cada aluno. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, como é chamado,  é oferecido em São Paulo, nos campi da Avenida Paulista, do Morumbi, da Vila Olímpia e do Vale do Anhangabaú. A carga horária total é de 1.600 horas/aula, divididas em 26 disciplinas.

Para saber mais sobre as condições do curso e as formas de ingresso, acesse: http://www.anhembi.br/html/graduacao-executiva/curso-gestao-financeira.html

Top