Curso superior EAD, como escolher

O ensino a distância (EAD) tem crescido muito, no país. Não somente os cursos superiores, como também cursos preparatórios para concursos públicos, cursos de…

O ensino a distância (EAD) tem crescido muito, no país. Não somente os cursos superiores, como também cursos preparatórios para concursos públicos, cursos de pós-graduação e outros. A realidade é que as aulas à distância facilitam muito a vida de quem deseja estudar mas, por diversas razões, não consegue comparecer pessoalmente, nas escolas ou faculdades. Este tipo de ensino tem como base a tecnologia empregada na relação didático-pedagógica. Portanto, se a pessoa deseja fazer um curso superior EAD, via internet, por exemplo, deve se certificar sobre os recursos de que dispõe, para tal. Mas, não é só isso. Existem outras modalidades de ensino a distância. Portanto, antes de efetuar a matrícula, é importante saber como escolher um curso superior, informando-se sobre os métodos da instituição, suas formas de avaliação e outras características.

A nova era das aulas a distância (Foto: Divulgação)

EAD via satélite ou via internet

Existem instituições que oferecem ensino a distância, por meio de aulas transmitidas via satélite. Nestes casos, a universidade possui um polo presencial, onde os alunos comparecem pessoalmente, em encontros semanais. Nestes encontros, um telão transmite as aulas, assistidas por todos, juntos. A faculdade determinará a forma com que os alunos desenvolverão as atividades propostas, em suas casas, bem como a forma de avaliação do que foi feito.

Veja os mais procurados em: Cursos EAD mais procurados: quais são

Em outras universidades, por outro lado, as aulas são disponibilizadas no site da instituição e os alunos deverão assisti-las, em casa, via internet. Geralmente, ocorrem encontros periódicos, para a realização de avaliações ou entrega de trabalhos propostos. O aluno, neste caso, assiste aos vídeos nos horários que melhor lhe convêm. Há, ainda, outras instituições que se utilizam de aulas gravadas em DVD’s, que os alunos assistem, em casa. Para escolher o curso superior EAD, é necessário, primeiramente, verificar qual é o tipo de aula oferecida pela instituição. Caso contrário, a pessoa poderá se matricular, imaginando que irá assistir às aulas, no conforto do seu lar, porém acabará sendo obrigada a estar presente em um dos polos presenciais, da universidade.

Verifique as condições, no próprio site da universidade (Foto: Divulgação)

Curso superior EAD reconhecido pelo MEC

Para que uma instituição possa oferecer ensino a distância, basta que ela realize um credenciamento, junto ao MEC. Portanto, ao escolher um curso superior EAD, é necessário verificar se a faculdade está cadastrada, junto à União. Para isso, basta acessar o portal do Ministério da Educação, onde se pode ter acesso à lista de instituições credenciadas. O endereço é portal.mec.gov.br. Vale lembrar que, em 2008, o MEC desativou mais de 1300 instituições e, enquanto estas não efetuaram mudanças adaptativas adequadas, estiveram proibidas de oferecer EAD.

É necessário ter disciplina, para estudar à distância (Foto: Divulgação)

Referências do curso superior EAD

Para não errar, na escolha do curso superior EAD, é importante procurar por referências da instituição. Se possível, deve-se falar com alunos da faculdade, pedindo informações sobre a carga horária (isso também deve estar no cronograma do curso, no próprio site), as formas de avaliação, a qualidade dos professores, etc. Se a conclusão é de que o ensino é ruim, na universidade, o melhor a fazer é buscar por outra instituição.

Procurar por referências é bom (Foto: Divulgação)

Veja um exemplo de curso EAD: Curso de Fotografia Digital EAD, Senac SP 2012

Continuar Lendo  Fies Técnico 2012: o que é, como se cadastrar

Top