Curso Superior de Gastronomia

Com a concorrência permeando todas as profissões hoje em dia fica complicado quem não tem qualificação se sobressair, pois é nesse o ponto que…

Com a concorrência permeando todas as profissões hoje em dia fica complicado quem não tem qualificação se sobressair, pois é nesse o ponto que o aluno ou ex-aluno do curso de gastronomia deve se  apegar, pesquisa, criatividade e muitas horas de empenho são alguns dos requisitos para que um bom chef se forme. Se você gosta de cozinhar, também de degustar e ver as pessoas elogiando os seus pratos o seu lugar é no curso superior de gastronomia, confira a seguir nossas dicas.

É preciso muito mais do que saber preparar os pratos para se ter um diferencial e se destacar na profissão de chef, é necessário conhecer muito da história da gastronomia, assim como também ter a capacidade de reinterpretação de pratos. Criatividade, paciência e uma boa percepção para escolher os materiais de qualidade são alguns dos requisitos para se formar um bom chef, o que não falta para esse tipo de profissional são empregos, a rede hoteleira e restaurantes hoje precisam de chefs para gerenciar as suas equipes.

É preciso ter saúde de ferro para suportar o calor do fogão e ao mesmo tempo o frio dos frigoríficos, sem falar também que nessa profissão trabalhar sentado é um luxo que não existe. A profissão não é mole não e também tem mais um ponto a ser levado em consideração, não existem finais de semana, nas épocas de comemorações como Natal, Páscoa e Ano Novo são as épocas em que os chefs devem trabalhar mais, assim como todos os funcionários da cozinha. O ambiente é barulhento e às vezes acontecem estresses devido ao atraso com clientes esperando pelos pratos que pediram.

Continuar Lendo  Graduação em Gastronomia culinária Senac SP 2018

Na faculdade de gastronomia o aluno terá todas as noções necessárias para conduzir uma cozinha estando a par de diversos tipos de questões que envolvem a rotina de um restaurante, o curso visa preparar o profissional para desde saber como escolher um alimento até como higienizá-lo e por fim formar apresentações apetitosas e criativas para chamar atenção dos clientes, mas não é só isso, é preciso saber escolher a sua equipe, criar cardápios e ter noções de gestão.

Você irá descobrir ao ingressar no curso de gastronomia que o mais importante para o sucesso de sua profissão será a sua capacidade de conhecer as comidas e saber o que extrair de cada uma para a transformação em belos pratos.  Não se trata só disso, você também será orientado a saber lidar com situações de estresse como no caso de brigas dentro do seu ambiente de trabalho entre os cozinheiros ou auxiliares, deverá estar preparado para se sobressair numa situação dessas de maneira brilhante. Na parte da formatação de um cardápio o bom chef deve observar o propósito do restaurante que deve ter um público alvo, assim formando os pratos com os gostos da clientela. Assim como também se contratado para eventos saber como proceder.

Se você pensa que estará condenado a trabalhar em uma cozinha de restaurante está muito enganado, alguns chefs são contratados para grandes eventos, ou prestam somente a consultoria para a montagem do cardápio. O Senac é uma das instituições que oferece o curso de gastronomia, seguido pela Universidade Metodita de São Paulo e Unip.

 

Top