Curso Superior de Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma das profissões que hoje assim como outras da área da saúde tem se mostrado uma ótima oportunidade, pois cada vez…

Por Redacao em 08/07/2011

A fonoaudiologia é uma das profissões que hoje assim como outras da área da saúde tem se mostrado uma ótima oportunidade, pois cada vez mais tem encontrado campos para atuação. Atuar na área da saúde para muitos é sinônimo de satisfação pessoal, um leque de oportunidades tem se aberto para os profissionais formados no curso superior de fonoaudiologia, sendo que hoje é possível atuar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para ser um profissional completo é necessário ter registro no CRF – Conselho Regional de Fonoaudiologia. Assim como todas as outras profissões é necessário conquistar campo para assim os profissionais conquistarem o tão sonhado emprego e conseguirem cada vez mais espaço.

Para quem não sabe existe uma lei que obriga todos os planos de saúde a cobrirem pelo menos seis sessões de fonoaudiologia ao ano para quem tem plano a cada ano. Ter um próprio consultório é o sonho da maioria dos formandos no curso de fonoaudiologia,algumas empresas formam convênios com esse tipo de profissional possibilitando que os consultórios tenham boa rentabilidade, isso às vezes também possibilita que se formem clínicas. Nos hospitais a procura por profissionais formados no curso de fonoaudiologia também se dá devido ao crescente número de pessoas com problemas de respiração, mastigação e até mesmo fala. Além disso, o profissional de fonoaudiologia também pode atuar realizando testes para perceber se os bebês nascem com problemas no aparelho fonador, os idosos também podem ser atendidos pelo fonoaudiólogo para resolver problemas de voz e audição. A base do salário inicial não é tão pomposa, gira na casa dos R$ 900,00, mas com o tempo a pessoa formada na faculdade de fonoaudiologia percebe que tem maiores possibilidades como as explicitadas acima.

As disciplinas inclusas no curso são pertencentes a muitas áreas de conhecimento, divididas por fases incluindo ciências sociais e humanas, além de também das disciplinas de ética, pedagogia e psicologia. Assim como todos os cursos é necessário passar por uma apresentação final que inclui uma monografia, todo o curso tem em média 4 anos. Que saber onde estudar? Selecionamos a seguir algumas dicas de universidades com o curso de fonoaudiologia:

A USP oferece o curso de fonoadiologia junto ao campus de Medicina de Ribeirão Preto, no total os alunos contam com apenas 30 vagas, no curso com quatro anos de duração aliando teoria e prática a USP procura proporcionar um cenário total do que é a profissão para assim formar profissionais capacitados num cenário amplo e completo. Confira mais informações sobre a grade curricular, calendário e também professores acessando o site da FMRP-USP.

A UNESP também é uma ótima opção de universidade para quem tem o sonho de cursar fonoaudiologia, com um trabalho incluindo profilaxia, avaliação, diagnóstico e também reabilitação a UNESP prepara os profissionais para enfrentar todas as situações pertinentes do mundo da fonoaudiologia. Para todas as informações e ainda também conhecer o calendário escolar da UNESP acesse o site da universidade clicando aqui.

Para finalizar nossas dicas trazemos aqui outra ótima universidade para indicar o curso de fonoaudiologia, a UFRGS, na página fono da UFRGS você encontra todas as informações que precisa para ingressar na universidade, além disso também encontra as notícias do mundo da fonodialogia, acesse e confira.  

 

Top