Curso Superior de Decoração, Onde Fazer

A decoração de ambientes não é só em função de um belo conjunto de sofás combinando com o lustre e os tapetes, mas também…

A decoração de ambientes não é só em função de um belo conjunto de sofás combinando com o lustre e os tapetes, mas também é uma ferramenta muito utilizada para melhor utilização de espaços físicos e ambientes mais planejados.

Diante da constante evolução da arquitetura, com a adoção de técnicas mais modernas, nos vemos na necessidade de tornar os ambientes mais agradáveis independente do espaço que tivermos a disposição.

Esta difícil, porém gratificante tarefa cabe ao profissional Decorador de Ambientes que utiliza técnicas para aproveitar ao máximo o espaço disponível, bem como se faz da criatividade para harmonizar ambientes.

Isto se dá, pois decorar ambientes deixou de ser um hábito apenas de pessoas ricas, e atualmente comércios, hotéis e empresas vem utilizando estes serviços, afim de maximizarem o seu espaço. Em suma, a decoração de ambientes abrange quesitos como conforto, funcionalidade e estética que se fazem premissas básicas para um trabalho moderno e bem feito.

Para aqueles que são apaixonados pelo tema, e pensam em seguir carreira no ramo da Decoração de Ambientes, existem diversos cursos superiores de Design de Interiores. Estes cursos tem em media dois anos de duração, e capacita o profissional a atuar na composição de ambientes, determinando a melhor disposição dos móveis, escolhendo os adornos, pisos, paredes e tetos.

O profissional de Design de Interiores, como dito acima, não se preocupa apenas com a decoração visual, mas também possui outras competências como o estudo da área a ser criada ou reformulada resultando na elaboração de orçamentos  ou cronogramas. Atual também na criação de projetos voltados para todos os tipos de locais, sendo residências, espaços profissionais ou comerciais. E atua também, entre outras coisas, na realização da ambientação de grandes empresas, ajudando a gerar um melhor espaço de trabalho e uma melhor qualidade do mesmo.

Vale dizer, que os Decoradores de Ambientes ou Designers de Ambiente possuem um amplo mercado de trabalho, pois podem trabalhar em parceria com profissionais arquitetos, engenheiros e desenhistas industriais, além de poder tornar-se um profissional autônomo e realizar serviços particulares e de assessoria.

No Brasil, são inúmeras as instituições que  ministram Cursos Superiores de Decoração, dentre elas podemos destacar a  FAESA I no estado do Espirito Santo, a Uniube (Uberlândia e Uberaba), UNA (BH), IMEH (BH), UNICERP (Patrocínio) no estado de Minas Gerais, a IED (SP), UNICSUL(SP), Anhembi Morumbi (SP), Unisantos (Santos), UNICID (SP), Univem (Marília), UMC (Mogi das Cruzes), Unoeste (Presidente Prudente), Uniban (São Bernardo do Campo) no estado de Sãp Paulo, a Estácio de Sá (Niterói e Rio de Janeiro), UVA, Universo, UCAM no estado do Rio de Janeiro, a  FMF no estado do Amazonas, a IFAL (Maceió) no estado do Alagoas, a Unifacs (Salvador) no estado da Bahia, a FIC-CE (Fortaleza) no estado do Ceara, a Uniceuma (São Luís) no estado do Maranhão,  entre outras pelo nordeste.

Continuando, o Curso de Decoração de Ambientes ainda ensina o aluno sobre materiais imobiliários no âmbito da construção, acabamento, decoração, cálculos financeiros e noções de gestão de projetos. Sem contar que os profissionais formados nesta área ingressam um nicho de luxo e sendo assim recebem remunerações mais altas.

Por fim, você que é da cidade de São Paulo e se interessou pelo assunto, não deixe de conferir o Curso Superior de Decoração da Faculdade Belas Artes, pois trata-se de um curso completo com duração de 8 semestres e com um investimento mensal de 2 mil reais.


Top