Curso preparatório para o exame SAT

As pessoas que pretendem fazer o curso superior nos Estados Unidos devem se preparar para o SAT, uma etapa essencial do ‘application’, o vestibular…

Por Isabella Moretti em 14/09/2012

As pessoas que pretendem fazer o curso superior nos Estados Unidos devem se preparar para o SAT, uma etapa essencial do ‘application’, o vestibular americano. Os estrangeiros também precisam realizar a prova para garantir a vaga em uma das grandes universidades, como Harvard, Princeton, Yale e Columbia.

O SAT é um exame importante para conseguir ingressar em uma universidade dos EUA. (Foto:Divulgação)

Como as vagas nas melhores universidades americanas são muito concorridas, é importante que o estudante tenha um desempenho acima da média no exame SAT. Para garantir uma boa nota, muitos se submetem a cursos preparatórios com o objetivo de aprimorar as habilidades avaliadas no Scholastic Aptitude Test.

Veja também: Como prestar exames em universidades americanas

☰ CONTEÚDO

SAT : cursos preparatórios

A Kaplan International oferece o curso preparatório para o exame SAT e está presente em vários países. A instituição conta com grandes educadores, que ensinam nas aulas todos os tópicos do conteúdo programático cobrado no exame americano.

Os brasileiros interessados em estudar nos Estados Unidos podem se submeter ao Curso para Exames de Entrada em Universidades, oferecidos pela Kaplan. O pacote é formado 16 aulas preparatórias para o SAT e 16 Sessões de Estudo Estruturado, com duração de oito semanas. A preparação com aulas presenciais normalmente acontece no exterior.

O curso preparatório ajuda a estudar para o SAT. (Foto:Divulgação)

Os estudantes que desejam se preparar no Brasil para depois ingressar na educação americana, podem investir no curso disponível na Advance Languages. O método de ensino da instituição é reconhecido internacionalmente e assegura certificado para o estudante. O curso está disponível a partir de 330 reais por mês.

Para os estudantes que são autodidatas, uma boa sugestão de estudo é o curso gratuito online para o SAT, disponível no site Khan Academy.

Como funciona o SAT?

O SAT é formado por duas provas. A primeira, com duração de quatro horas, tem como objetivo avaliar os conhecimentos sobre matemática, linguagem e interpretação de texto. Já a segunda testa as habilidades do aluno com relação às disciplinas de biologia, química, literatura até latim e japonês.

No total, o SAT vale 800 pontos, mas mesmo gabaritando a prova o estudante não tem a garantia de que será aceito em uma universidade de prestígio. Ele também precisa passar por outras etapas, que inclui apresentação de histórico escolar, cartas de recomendação, atividades extracurriculares e entrevista.

A aplicação do exame SAT acontece sete vezes por ano nos Estados Unidos e seis vezes no exterior.

Saiba mais: Seleção para vagas em universidades americanas: como funciona

Sobre o exame SAT

O SAT (Scholastic Aptitude Test) é um exame americano que visa avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. Ele funciona como uma espécie de Enem nos Estados Unidos e representa um dos critérios de admissão nas universidades americanas.

O SAT é apenas uma das etapas do ‘application’, vestibular americano. (Foto:Divulgação)

O exame faz parte do ‘application’, processo seletivo composto por várias etapas para que o estudante consiga garantir a sua vaga numa instituição de ensino superior. Embora tenha um conteúdo atualizado, o SAT é uma prova antiga, aplicada desde 1926.

A avaliação não é aplicada apenas nos Estados Unidos, afinal, os alunos estrangeiros também podem realizar o exame em seus respectivos países. O College Board é responsável por aplicar o Enem Americano em vários cantos do mundo, inclusive no Brasil.

No caso do estudante que reside em uma nação que não tem a língua inglesa como idioma oficial, também é obrigatório à realização do Test of English as a Foreign Language (Toefl) no processo seletivo.

Top