Curso gratuito sobre aposentadoria

Infelizmente, a maioria dos trabalhadores só começa a planejar a aposentadoria depois de um bom tempo de contribuição. Entretanto, deixar para pensar no benefício…

Por Paulo Lima em 18/04/2012

O curso tem cinco horas de duração e aborda desde a importância do planejamento a diferença entre fundos de investimentos e de pensão.

Infelizmente, a maioria dos trabalhadores só começa a planejar a aposentadoria depois de um bom tempo de contribuição. Entretanto, deixar para pensar no benefício anos antes de recebê-lo não traz nenhum resultado significativo para o contribuinte.

Como reflexo desta falta de investimento, o brasileiro acaba recebendo um valor abaixo do esperado, com isso, precisa continuar trabalhando para manter o seu padrão de vida. Hoje, cientes deste problema, algumas pessoas estão procurando aprofundar os seus conhecimentos no assunto, podendo, assim, planejar melhor o seu futuro.

Planejar a aposentadoria com antecedência é fundamental para garantir um futuro mais tranquilo.

Se você também está interessado em entender um tema tão importante, saiba que a FGV (Fundação Getúlio Vargas), em parceria com a Icatu Seguros, vai lançar, nesta quinta feira (19/04), um curso gratuito intitulado “Como planejar a aposentadoria”.

Com cinco horas de duração, ele vai abordar desde a importância de se fazer um planejamento com antecedência até a diferença que há entre o PGBL (Plano Gerador do Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício), passando por fundos de investimento e de pensão.

O curso faz parte da série sobre Finanças Pessoais, que também reúne orientações sobre como organizar o orçamento familiar e como fazer investimentos, ambas elaboradas pelo professor Fábio Gallo Garcia. A proposta é disponibilizar mais dois módulos, totalizando cinco tópicos patrocinados pela seguradora.

Além do curso de finanças, a FGV disponibiliza materiais vinculados a outras áreas do conhecimento.

Vale lembrar que a FGV está entre as instituições de ensino que formam o OCWC (Open Course Ware Consortium), consórcio que reúne universidades de vários países com o intuito de oferecer gratuitamente materiais pela internet.

Além dos cursos de finanças pessoais, os usuários podem acessar conteúdos ligados a área de sustentabilidade, empreendedorismo, direito (argumentação jurídica, gestão do poder judiciário, o juiz e a ética, direitos autorais e sociedade, entre outros), metodologia etc. Para conferir todo este material, basta acessar o site da FGV Online, clicar na opção de curso que você deseja e preencher um pequeno formulário.

Portanto, aproveite e amplie os seus conhecimentos sobre a área do seu interesse de forma flexível e gratuita.

Top