Curso gratuito de Gestão Financeira

Administrar as finanças é o desafio de milhões de brasileiros, apesar da maior parte deles se declararem cuidadosos com o dinheiro, apenas uma minoria…

Por Élida Santos em 25/10/2011

Administrar as finanças é o desafio de milhões de brasileiros, apesar da maior parte deles se declararem cuidadosos com o dinheiro, apenas uma minoria possui aplicações financeiras. Cerca de 90% dos lares não têm controle de orçamento e 3 em cada 10 reais que ganham vai para o pagamento de dívidas de consumo. O resultado disso é que não sobra dinheiro para mais nada, nem produtos financeiros, nem educação e muito menos lazer. Quando sobra, as pessoas não sabem onde investir, e acabam gastando por compulsão. Por isso, é importante realizar um curso que lhe ensine a administrar as finanças, ainda mais se for gratuito.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece dois cursos gratuitos nessa área importante. “Como Organizar o Orçamento Familiar” é um deles. Nesse curso o aluno aprende como controlar os gastos do dia-a-dia com alimentação, transporte, vestuário, conta de água, luz, telefone e tudo mais que é necessário para a comodidade de uma família. Esse curso é extremamente importante para administração correta de seu salário, para que investimentos possam ser feitos sem que seu orçamento fique apertado.

E por falar em investimentos, o curso de “Como Fazer Investimentos – básico” ensina os alunos a aplicarem seus fundos sem correr riscos desnecessários. Durante as aulas serão apresentadas todas as bases necessárias para a realização de investimentos pessoais. Questões, como por exemplo, “porque devemos investir com recursos poupados?”.  O curso define de maneira objetiva o que vem a ser um ativo financeiro e quais são os principais ativos disponíveis para aplicação, distinguindo claramente o que é renda fixa e renda variável.

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People´s Choice Awards, premiação das melhores iniciativas dentro do Consórcio, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda. Para realizar o curso basta acessar o link FGV, preencher o cadastro e começar o curso.

Top