Curso gratuito de agente de informações turísticas Pronatec

Até o dia 16 de julho, estão abertas as inscrições para 40 mil vagas em 32 qualificações profissionais presenciais gratuitas e cursos de aperfeiçoamento nas áreas…

Por Élida Santos em 11/07/2012

O Pronatec está com vagas em aberto para todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Até o dia 16 de julho, estão abertas as inscrições para 40 mil vagas em 32 qualificações profissionais presenciais gratuitas e cursos de aperfeiçoamento nas áreas de turismo e serviços, como por exemplo, na modalidade de agente de informações turísticas, que tem como objetivo formar pessoas capazes de informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos, ensinar a cultura nacional por meio de dados históricos, culturais e artísticos locais. Esse, e tanto outros setores, estão em pleno crescimento graças a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Curso gratuito Pronatec Copa do Mundo

Os cursos profissionalizantes sem custo, inclusive o de línguas (inglês, espanhol e libras), estão disponíveis nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol e em 117 municípios, que estão localizados nas proximidades das cidades polos desse evento esportivo, ou que são pontos turísticos que certamente receberão as pessoas que estarão no País para acompanhar a Copa. Para participar do curso de agente de informações turísticas, o candidato precisa ter mais de 18 anos. As qualificações profissionais ou de aperfeiçoamento terão quatro meses de duração e cada uma têm pré-requisitos específicos, que devem ser consultados no site www.pronateccopa.turismo.gov.br .

Confira também: Curso gratuito de alimentação saudável Sesi SP 2012

Nesta primeira etapa de distribuição de vagas para capacitações gratuitas, o Governo Federal está priorizando os municípios que serão sedes da Copa das Confederações em 2013, sendo eles: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Salvador. Os estudantes participantes dos cursos gratuitos receberão auxílio estudantil, como alimentação e transporte.

As vagas em cursos sem custo foram disponibilizadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que pretende promover 240 mil oportunidades, sendo 40 mil por semestre, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi),  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e demais instituições educacionais do Brasil.

Saiba mais sobre: Curso gratuito de modelagem de vestuário, Senai Pronatec RJ 2012

 

Os cursos nas áreas de turismo estão entre os promovidos pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

Curso gratuito Pronatec Copa do Mundo: modalidades

Além das aulas de agente de informações turísticas, os cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec com foco para a Copa do Mundo são: agente de viagens, atendente de lanchonete, chapista, auxiliar de confeitaria, auxiliar de garçom, auxiliar de cozinha, auxiliar em hospedagem, bartender, camareira, organizador de eventos, churrasqueiro, auxiliar de agência de viagens, guia de turismo, copeiro, masseiro, pizzaiolo, padeiro, mensageiro, cozinheiro, mestre de cerimônias, monitor de recreação, monitor ambiental, confeiteiro, salgadeiro, recepcionista, sommelier e sushiman.

Para mais informações sobre inscrições e vagas acesse: www.pronateccopa.turismo.gov.br.

Top