Curso de Torneiro Mecânico Senai

O curso de torneiro mecânico Senai representa uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar na área de metalurgia. O profissional tem muitas oportunidades de…

Por Redacao em 17/10/2014

O curso de torneiro mecânico Senai representa uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar na área de metalurgia. O profissional tem muitas oportunidades de emprego na indústria e boas chances de construir uma carreira de sucesso.

Curso de Torneiro Mecânico Senai. (Foto: Divulgação)

O torneiro mecânico tem conhecimentos necessários para fabricar, consertar e cuidar da manutenção de máquinas na indústria. O seu trabalho também é importante para desenvolver ou fazer reparos de motores e equipamentos elétricos.

Com o diploma de qualificação do Senai em mãos, o torneiro mecânico pode trabalhar em diferentes funções na indústria. A média salarial nacional da profissão é de R$ 2.007,70.

Se você quer entender melhor o trabalho do torneiro mecânico, então assista ao vídeo:

Curso de Torneiro Mecânico Senai

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) se destaca como uma das principais instituições que formam torneiros mecânicos no Brasil. O curso de qualificação prepara para encarar os desafios do mercado de trabalho e aumenta consideravelmente as chances de conseguir emprego nos diversos setores industriais.

O curso de torneiro mecânico Senai ensina os seus alunos a regular e operar torno mecânico. Ele também apresenta conhecimentos relacionados à fabricação de peças industriais, além das normas técnicas e de segurança para executar um bom trabalho.

Torneiro mecânico é um curso de metalurgia. (Foto: Divulgação)

A carga horária do curso varia de acordo com a unidade do Senai, mas vai de 180 a 300 horas. Os pré-requisitos normalmente determinam que o aluno tenha mais de 16 anos de idade e já tenha completado a 6ª série do Ensino Fundamental. Em algumas escolas, a escolaridade mínima é o 8º ano.

Ao longo da qualificação para torneiro mecânico, os alunos aprendem a ler e interpretar desenhos técnicos, utilizar instrumentos de medição, utilizar o torno mecânico universal, calcular parâmetros de corte e identificar as ferramentas. Temas como metais ferrosos/não-ferrosos, tratamento térmico, processos mecânicos de manutenção, usinagem e velocidade de corte também são abordados.

O torneiro mecânico é muito solicitado pelas indústrias. (Foto: Divulgação)

Onde fazer curso de Torneiro Mecânico Senai?

O Senai Osasco, também conhecido como escola “Nair de Figueiredo”, sempre abre turmas para formar torneiros mecânicos. A unidade é especializada em metalurgia, por isso conta com ótimas oficinas e laboratórios. Para participar do curso, basta acessar o site oficial, clicar no botão “Registre Interesse” e fazer o cadastro. Assim que houver vagas, a instituição entrará em contato.

Leia mais: Senai Osasco com Cursos Técnicos Gratuitos

Escolas do Senai de diferentes estados oferece o curso de torneiro mecânico grátis, através do Pronatec. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do Governo Federal que aumenta o número de oportunidades para a formação profissional. As vagas são anunciadas ao longo do ano em diferentes estados, como Ceará, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

O curso de torneiro mecânico Senai pode ser uma ótima oportunidade para quem está buscando o primeiro emprego. Invista na sua qualificação e se torne um profissional capacitado para a indústria.

Top