Redacao 20/04/2016 Moda

Ajudar ao próximo é uma tarefa que muita gente tem como missão nos dias de hoje, o bem-estar geral é um dos focos mais importantes, por isso cada vez mais os gestores lançam políticas públicas para a contratação de novos funcionários formando novas equipes para atender a demanda cada vez maior em favor da profilaxia de doenças e outros males. O curso de saúde coletiva se configura em uma porta aberta para quem quer um emprego que tenha contato com as pessoas e também ao mesmo tempo esteja fazendo o bem à sociedade em geral.

As funções de uma pessoa formada em uma faculdade de saúde coletiva são mais do que o bem estar das pessoas através de hábitos dentro de seus lares, envolvem também práticas de serviços a favor do meio ambiente. Através de pesquisas o profissional de saúde coletiva se propõe a avaliar fatores ambientais como a poluição do ar e da água para enfim chegar a uma conclusão. Hoje em dia a pessoa formada em saúde coletiva é muito visado também no campo educacional, sendo que as crianças podem ser influencia positiva junto à família. A duração média de um curso de saúde coletiva é de quatro anos assim como a maioria das outras faculdades.

As disciplinas que você terá pela frente caso a sua opções seja frequentar aulas em um curso de saúde coletiva são divididas por etapas de acordo com a fase em que você estiver, iniciando pelas específicas como anatomia, saúde ambiental, epidemiologia e outras. É necessário que você também tenha gosto por disciplinas como a biologia, química e fisiologia. Agora não pense que seus estudos se resumirão a esse tipo de matéria, pois você também terá o inglês, informática e economia na sua grade curricular. Para ser um curso completo também existe na grade a disciplina de comunicação e expressão, afinal você estará em contato constante com pessoas e a comunicação é fundamental.

Assim como todos os cursos de graduação a graduação em saúde coletiva também exige que ao final o estudante apresente um trabalho contendo o seu relatório de estágio supervisionado. Existem outras nomenclaturas para o curso de saúde coletiva, tais como: Gestão de Saúde, Saúde Ambiental, Gestão de Saúde Coletiva, Análise de Política e Sistemas de Saúde e Análise de Sistemas de Serviços de Saúde. Agora não basta apenas você saber de que se trata o curso não é mesmo? É necessário também saber onde estudar, por isso selecionamos a seguir algumas das universidades que oferecem o curso de saúde coletiva. Assim como todas as faculdades as que não são públicas contam com sistemas de bolsas de estudo para quem não pode custear o seu curso de graduação, informe-se junto a secretaria de sua faculdade. Vamos às opções?

Como primeira dica trazemos a UFBA – Universidade Federal da Bahia, para conhecer o curso assim como também o calendário acesse o site da UFBA.

Para quem mora no Rio de Janeiro, ou gostaria de morar trazemos como dica o curso de saúde coletiva da UVA – Universidade Veiga Almeida, esse curso assim como o anteriormente citado traz todos os conceitos necessários para que você seja um profissional de sucesso no mercado de trabalho. Acesse o site da UVA e tenha mais informações.

Existe também entre as opções as Escolas de Saúde Pública de cada estado, basta você verificar pesquisando no buscador online por escola de saúde pública e a sigla de seu estado. Tem mais sugestões? Deixe seu comentário.

Outros artigos

Lacqua Di Fiori Lojas

29/01/2010

Lacqua Di Fiori Lojas

  Para os amantes de perfume um frasco só não basta, e as fragrâncias precisam ser das melhores marcas e os melhores perfumes. Essa qualidade é possível ...

Filmes brasileiros com temática gay

23/11/2012

Filmes brasileiros com temática gay

Os filmes com temática gay não são produzidos apenas no exterior, mas também estão ganhando espaço no cinema brasileiro. As produções contam histórias sobre casais h...

Erros ao cuidar da higiene do bebê

28/02/2013

Erros ao cuidar da higiene do bebê

O excesso de cuidados ou a falta de higiene fazem com que muitas mães cometam alguns erros na hora de realizar a higiene dos bebês. É preciso ter alguns cuidados esp...