Curso de Saúde Coletiva

Ajudar ao próximo é uma tarefa que muita gente tem como missão nos dias de hoje, o bem-estar geral é um dos focos mais…

Por Redacao em 28/06/2011

Ajudar ao próximo é uma tarefa que muita gente tem como missão nos dias de hoje, o bem-estar geral é um dos focos mais importantes, por isso cada vez mais os gestores lançam políticas públicas para a contratação de novos funcionários formando novas equipes para atender a demanda cada vez maior em favor da profilaxia de doenças e outros males. O curso de saúde coletiva se configura em uma porta aberta para quem quer um emprego que tenha contato com as pessoas e também ao mesmo tempo esteja fazendo o bem à sociedade em geral.

As funções de uma pessoa formada em uma faculdade de saúde coletiva são mais do que o bem estar das pessoas através de hábitos dentro de seus lares, envolvem também práticas de serviços a favor do meio ambiente. Através de pesquisas o profissional de saúde coletiva se propõe a avaliar fatores ambientais como a poluição do ar e da água para enfim chegar a uma conclusão. Hoje em dia a pessoa formada em saúde coletiva é muito visado também no campo educacional, sendo que as crianças podem ser influencia positiva junto à família. A duração média de um curso de saúde coletiva é de quatro anos assim como a maioria das outras faculdades.

As disciplinas que você terá pela frente caso a sua opções seja frequentar aulas em um curso de saúde coletiva são divididas por etapas de acordo com a fase em que você estiver, iniciando pelas específicas como anatomia, saúde ambiental, epidemiologia e outras. É necessário que você também tenha gosto por disciplinas como a biologia, química e fisiologia. Agora não pense que seus estudos se resumirão a esse tipo de matéria, pois você também terá o inglês, informática e economia na sua grade curricular. Para ser um curso completo também existe na grade a disciplina de comunicação e expressão, afinal você estará em contato constante com pessoas e a comunicação é fundamental.

Assim como todos os cursos de graduação a graduação em saúde coletiva também exige que ao final o estudante apresente um trabalho contendo o seu relatório de estágio supervisionado. Existem outras nomenclaturas para o curso de saúde coletiva, tais como: Gestão de Saúde, Saúde Ambiental, Gestão de Saúde Coletiva, Análise de Política e Sistemas de Saúde e Análise de Sistemas de Serviços de Saúde. Agora não basta apenas você saber de que se trata o curso não é mesmo? É necessário também saber onde estudar, por isso selecionamos a seguir algumas das universidades que oferecem o curso de saúde coletiva. Assim como todas as faculdades as que não são públicas contam com sistemas de bolsas de estudo para quem não pode custear o seu curso de graduação, informe-se junto a secretaria de sua faculdade. Vamos às opções?

Como primeira dica trazemos a UFBA – Universidade Federal da Bahia, para conhecer o curso assim como também o calendário acesse o site da UFBA.

Para quem mora no Rio de Janeiro, ou gostaria de morar trazemos como dica o curso de saúde coletiva da UVA – Universidade Veiga Almeida, esse curso assim como o anteriormente citado traz todos os conceitos necessários para que você seja um profissional de sucesso no mercado de trabalho. Acesse o site da UVA e tenha mais informações.

Existe também entre as opções as Escolas de Saúde Pública de cada estado, basta você verificar pesquisando no buscador online por escola de saúde pública e a sigla de seu estado. Tem mais sugestões? Deixe seu comentário.

Top