Curso de Restauração de Instrumentos Musicais

O luthier é o artesão especialista na construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais. É de sua responsabilidade analisar a matéria-prima, como o tipo…

O luthier é o artesão especialista na construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais. É de sua responsabilidade analisar a matéria-prima, como o tipo de madeira utilizada, escolher a técnica que será empregada para a confecção do aparelho e fazer o acabamento do instrumento. Confeccionam instrumentos de corda acústicos, como violino, viola, contrabaixo, violoncelo, cavaquinho e bandolim, e também instrumentos eletrificados, como guitarra, violão elétrico e caixa elétrica.

Ainda não existe esse profissional no mercado, a primeira turma deve se formar em 2011, na UFPR. No entanto, as perspectivas são boas. Em 2011, entrará em vigor a Lei federal nº 11.769, que torna obrigatória a disciplina de música na educação básica, com isso certamente a demanda por instrumentos tende a crescer.

O curso na universidade UFPR mescla disciplinas teóricas e práticas, também são ensinados desenho técnico, técnicas de acabamento com verniz, restauração e manutenção. O quarto ano é opcional, nesse caso, o aluno escolhe um instrumento para estudá-lo e pesquisá-lo durante o curso, tornando-se um especialista em construção e restauro. É obrigatório apresentar um projeto de conclusão de curso, e o curso tem três anos de duração.

O Senac também oferece esse tipo de curso em algumas cidades, entre no site e verifique se na sua cidade há o curso.

O curso de restauração de instrumentos musicais no Senac oferece oportunidade de alunos realizam atividades voltadas para a reparação de objetos pessoais e domésticos, dando lhes a oportunidade de incorporar na rotina de trabalho restaurar, reformar, adaptar e afinar instrumentos musicais de corda, sopro ou percussão.

Para desenvolver essas atividades, costumam tocar instrumentos musicais para detectar defeitos e checar reparos. Os instrumentos musicais podem ser feitos com diversos materiais, como, por exemplo, madeira, metal e couro entre outros. Para produzi-los, os restauradores utilizam técnicas similares às que são utilizadas na montagem de mobílias em madeira e em confecções de tubos em metal, ourivesaria e escultura em madeira.

Leia Também:  Curso Técnico de Rádio e TV Gratuito

Você também pode encontrar o curso no Conservatório Bela Artes de Joinville, no qual as inscrições podem ser feitas na própria escola. Os interessados na reforma e restauração de instrumentos musicais podem se inscrever no curso de luthieria. A atividade é reconhecida pela Classificação Brasileira de Qualificações e considerada uma profissão regulamentada.

A Beluthier oferece um curso de lutheria que ensina você a construir instrumentos musicais, através da confecção artesanal de violões.

Construir violões se torna uma prazerosa brincadeira, uma terapia onde os caminhos da madeira se encontram com técnicas tradicionais e modernas, libertando o instinto criador de cada um, o que promove gratas surpresas. Para saber mais sobre o curso entre no site: www.beluthier.com.br e confira todas as vantagens que o curso de restauração de instrumentos musicais tem a lhe oferecer, ou se desloque até Beluthier Guitars na Rua Conde de Bonfim nº685,  Loja 217 na Tijuca- Rio de Janeiro.

Top