Curso de Recreacionista em SP Grátis

Tratar bem o próximo, estar alegre sempre, passar uma energia positiva, saber lidar com grupos e com diferentes tipos de pessoas, se colocar a…

Tratar bem o próximo, estar alegre sempre, passar uma energia positiva, saber lidar com grupos e com diferentes tipos de pessoas, se colocar a disposição do outro. Essas são algumas dentre várias características daqueles que buscam ser recreadores em determinados eventos sociais ou dentro de algumas instituições. Mas, como se preparar para ter essa função no currículo? É muito simples: basta procurar o Programa Via Rápido Emprego, iniciativa do governo do Estado de São Paulo, que oferece cursos de recreacionista e o melhor de tudo: é grátis.

Atualmente, são oferecidas 90 vagas, distribuídas pelas cidades de Guarujá (30), Vinhedo (30) e Santos (30), esse último especialmente para aqueles que atenderão idosos. A proposta das aulas é formar um profissional que tenha capacidade de fomentar  diferentes ações ligadas à recreação, sempre voltadas à diversão, à união entre as pessoas e, especialmente, a melhor qualidade de vida de todos os participantes. Nesse sentido, quem concluir o curso vai fazer projetos com essas pretensões, assim como realizar tudo que envolve a animação dos grupos que serão atendidos, sempre utilizando equipamentos adequados aos atendidos, inclusive os de segurança.

Para participar do curso de recreacionista grátis oferecido em todo estado de São Paulo é muito simples: basta ter o ensino médio completo, acessar o site do Via Rápida Emprego (http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp), clicar no botão “inscreva-se” e preencher o formulário on-line fornecendo todos os dados pessoais. O retorno a respeito do requerimento deve ser aguardado, uma vez que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia vai analisar se o perfil ali descrito será compatível com a vaga pleiteada.

Aqueles que forem aprovados serão convocados por carta enviada pelos Correios. Nos casos em que houver mais candidatos do que vagas, o critério de escolha de interessados será realizado por comparação de questões socioeconômicas, dessa maneira, serão definidos para ocuparem as oportunidades aqueles que forem mais velhos, tiverem poucos anos de estudo e for de baixa renda.

Leia Também:  Curso de Licenciatura Gratuito em Pernambuco - EAD Grátis

A duração deles é de 30 a 90 dias, podendo as aulas ocorrerem de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego e móveis (carretas), adequadas para tal.

Cada curso tem seus requisitos, mas de maneira geral, todas as 130 modalidades gratuitas de profissionalização exigem a alfabetização, idade mínima de 16 de anos e são voltadas àqueles que residem no Estado de São Paulo.  São diversas áreas, tais como industria, construção civil, serviços e comércio, de acordo com as necessidades de cada região. A previsão do governo estadual é atender 30 mil pessoas até o fim deste ano de 2011.

Para os interessados entenderem melhor o que são esses cursos e suas vantagens, o Via Rápida Emprego é um programa de autoria do Governo do Estado de São Paulo e dirigido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Ele disponibiliza cursos gratuitos elementares para qualificar pessoal e dar oportunidade de emprego a todos que buscam por um lugar no mercado de trabalho, de acordo com as necessidades de cada cidade ou região. A intenção é ministrar aulas sem que os alunos tenham que pagar por isso.

Top