Curso de qualificação em Têxtil e Vestuário – Senai 2013

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é referência nacional e internacional na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Constantemente, a instituição estabelece novas parcerias que, num trabalho contínuo e conjunto, promovem a educação profissional de jovens e adultos no Brasil. Atualmente, são 809 unidades operacionais fixas e móveis espalhadas pelo território nacional, com cerca de 3 mil cursos profissionalizantes, divididos em 28 áreas industriais. Os números são surpreendentes. O Senai já qualificou cerca de 55 milhões de pessoas, desde a sua fundação, no ano de 1942. Os cursos da instituição passam por todos os níveis de formação, desde a aprendizagem profissional, o ensino técnico de nível médio, até a formação superior e a pós-graduação.

Os cursos nos setores Têxtil e Vestuário são oferecidos pelo Senai, por meio do programa FIC Pronatec (Foto: Divulgação)

Jovens e adultos que se interessam pelos setores Têxtil e Vestuário podem encontrar diferentes opções de cursos e qualificação profissional do Senai. Por meio do programa Pronatec, a instituição disponibiliza diversas áreas de conhecimento da criação e produção de tecidos, fios, roupas, acessórios e calçados, em geral. Os cursos fazem parte da FIC – Pronatec, que se destinam às formações iniciais ou continuadas e estão divididos em dois eixos tecnológicos: Produção Cultural e Design e Produção Industrial. Veja, abaixo, quais os cursos de qualificação em Têxtil e Vestuário oferecidos pelo Senai, por meio do Pronatec.

Eixo Produção Cultural e Design Senac – FIC – Pronatec

Alfaiataria está entre os cursos (Foto: Divulgação)

Alfaiate: curso com carga horária de 240 horas e exigência escolar do Ensino Fundamental completo. O estudante aprende a modelar, cortar e montar peças de vestuário;

Assistente de produção na confecção de roupas: por meio de processo manual ou digital, programa riscos marcadores em tecidos. Curso com 160 horas e exigência do Ensino Fundamental incompleto;

Auxiliar de costureiro: aprendizagem de suporte aos costureiros. Tem 160 horas e também requer Ensino Fundamental incompleto;

Costureiro: corta, costura e monta peças do vestuário, a partir de moldes pré-definidos. Também tem 160 horas e exige E.F. incompleto;

Desenhista de calçados: 160 horas, Ensino Fundamental incompleto;

Desenhista de moda: 160 horas, Ensino Médio incompleto;

Estampador de tecido: faz acabamentos, tingimentos e estamparia em tecidos. Também tem 160 horas, com exigência de Ensino Fundamental incompleto.

Neste mesmo eixo, há também outros cursos relacionados, como: Estilista, Figurinista, Modelista, Operador de tear, Preparador de calçados, Tecelão e Tecelão de malhas.

Revisão de tecidos (Foto: Divulgação)

Eixo Produção Industrial – FIC – Pronatec

Os cursos de qualificação profissional do Senai, oferecidos no eixo Produção Industrial são: Confeccionador de bolsas em couro sintético, Confeccionador de calçados, Confec. de sandálias de couro e sintético, Confec. de bolsas em tecido, Cortador de Calçados, Costureiro de calçados, Costureiro industrial do vestuário, Modelador e confeccionador de lingerie e moda praia, Planejador da produção de calçados, Revisor de tecidos, Tecelão de malhas em máquinas circulares ou máquinas retilíneas e Tecelão de tecidos planos.

 

A grande maioria dos cursos exige apenas o Ensino Fundamental Incompleto (Foto: Divulgação)

Para saber maiores informações sobre as unidades do Senai que oferecem os cursos, acima, bem como os requisitos para participação do Pronatec, acesse a página da instituição: www.vocenaindustria.com.br. Se quiser conhecer o programa FIC – Pronatec, desenvolvido nas unidades do Senai, acesse a página do MEC, no endereço www.spp..mec.gov.br.

Se você gosta da área de móveis, leia: Cursos profissionalizantes em Madeira e Mobiliário – Senai 2013

Veja outras formas de fazer parte do Senai: Trabalhe Conosco Senai 2013

 

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0