Curso de Meteorologista no Brasil, Faculdades

A metereologia está muito presente no nosso dia a dia, devido a importância de entender os processos atmosféricos, e ser fundamental na previsão do…

Por Redacao em 25/02/2011

A metereologia está muito presente no nosso dia a dia, devido a importância de entender os processos atmosféricos, e ser fundamental na previsão do tempo. A metereologia não se detem apenas aos fenômenos atmosféricos, pois possui várias aplicaçõeos. Um exemplo é o planejamento da agricultura, que depende muito dos estudos metereológicos, devido o profissional da metereologia ajudar no seu planejamento, pois indica épocas propícias para o plantio e colheita com base no período de chuvas e de umidade do ar favoráveis.

Para quem ainda não decidiu em que faculdade ingressar selecionamos neste artigo as informações sobre as faculdades do curso de metereologia no Brasil a seguir.

Se você está em dúvida quanto ao curso para fazer e gosta de estudar a natureza, principalmente os fenômenos climáticos que dizem respeito à atmosfera, e é bom em matemática e física, o curso de metereologia é uma boa sugestão. O foco das investigações metereológicas é relativo aos ventos, chuvas, temperatura, entre outros fenômenos e precisa de muito cálculo e estátistica. Apartir dessas investigações são elaborados os relatórios que levam as previsões do tempo.

É fundamental para o aluno que está na faculdade de metereolgia certa intimidade com cálculos, pois a metereologia envolve física aplicada. Outra caracteristica importante é ser bom na manipulação de computadores, pois boa parte dos estudos sobre as previsões do tempo, por exemplo, é feita em laboratórios, onde o aluno aprende a trabalhar com radares e pode se especializar na área. O metereologista é um profissional bem pago e dependendo da área em que trabalha ganha em média seis salários mínimos por mês.

Existem várias faculdades com o curso de metereologia no Brasil, para que todos possam ter oportunidade de conhecer selecionamos a seguir alguns links, para quem mora na região Sudeste do país, duas opções são:

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): http://www.ufrj.br/

Universidade de São Paulo (USP): http://www4.usp.br/

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): http://www.ufpel.tche.br/

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): http://www.ufsm.br/

Universidade Federal de Alagoas (USP): http://www.ufal.br/

Universidade do Estado de Amazonas (UEA): http://www1.uea.edu.br/.

Top