Curso de Mestrado e Pós Doutorado em Meteorologia

Saiba onde fazer o curso de pós graduação em meteorologia, oportunidade de fazer um mestrado ou pós doutorado em meteorologia. Meteorologia é o estudo…

Por Editorial MDT em 12/08/2010

Saiba onde fazer o curso de pós graduação em meteorologia, oportunidade de fazer um mestrado ou pós doutorado em meteorologia.

Meteorologia é o estudo do Clima e do tempo, cuja finalidade principal é entender os diversos processos químicos e físicos que dão origem às condições em que se encontra a atmosfera em diversas escalas de tempo e espaço. É uma ciência ligada diretamente aos campos energéticos, agrícolas e relacionada também com a conservação do meio ambiente, sendo sim está diretamente ligada com o desenvolvimento do país.

O curso de pós graduação em meteorologia oferecido pelo INPE está relacionado com o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e além de ser um dos mais antigos do Brasil é também reconhecido e conceituado tanto aqui quanto no exterior, contando com profissionais extremamente qualificados e especializados, assim como também possui uma alta tecnologia em computadores e uma biblioteca na qual é possível encontrar um enorme acervo qualificado como um dos melhores e mais atualizados da America Latina.

Os interessados a ingressar no curso superior de meteorologia deverão possuir graduação ou pós-graduação em Física, Engenharia, Meteorologia, Oceanografia, Matemática e áreas semelhantes.

Para os que desejam candidatar-se no curso de mestrado deverão preencher os seguintes requisitos em particular:

-Possuir aprovação nas disciplinas obrigatórias do Curso assim como também no Exame de Língua Estrangeira.

-Apresentar um conceito global igual ou superior a B

-Ter uma monografia aprovada, o que deverá corresponder a 12 créditos.

-Ter sido aprovado no Exame de Proposta de Monografia.

-Possuir no mínimo 24 créditos nas disciplinas.

Além disso, os candidatos terão um prazo de 60 dias após a defesa final da monografia para entregar na unidade de pós-graduação, a cópia original da versão definitiva do trabalho.

Já para aqueles que almejam obter o título de Doutor, os requisitos são os seguintes:

-Ter um conceito global igual ou maior que B+

-Ser aprovado no Exame de Qualificação, Exame de Proposta de Tese, assim como também ter uma Tese aprovada que corresponda a 36 créditos.

-Ter obtido aprovação em atividades e matérias requisitadas pela Entrevista de Qualificação assim como também nos Exames de Línguas Estrangeiras.

-E possuir um mínimo de 32 a 48 créditos em matérias, que ficará a critério de cada curso conforme estiver especificado no regimento do mesmo.

Os candidatos terão também um prazo máximo de 60 dias após a defesa Final da Tese para entregar a versão definitiva e original do trabalho apresentado.

Curso de mestrado e pós doutorado em meteorologia

As inscrições são abertas todos os anos a partir do mês de julho até outubro, e poderão ser efetuadas com a apresentação dos seguintes documentos:

-Formulário de inscrição preenchido

-Três cartas de recomendação

-Uma foto 3×4

-Histórico Escolar da Graduação e do Mestrado (para os interessados no Doutorado)

-Cópia da Monografia (para os inscritos no Doutorado)

-Curriculum Vitae

Tais documentos deverão ser entregues até o último dia do mês de outubro, o resultado deverá ser divulgado em dezembro e o início dos cursos será em março do ano seguinte.

Maiores informações, ficha de inscrição e demais documentos para download você encontra no site do INPE. http://www.inpe.br/

Top