Curso De Mergulhador Profissional Curso De Mergulhador Profissional

Curso De Mergulhador Profissional

A profissão de mergulhador é uma ótima opção para as pessoas que apreciam a diversidade marinha. A área tem crescido no país, especialmente com…

Por Isabella Moretti em 24/09/2010

A profissão de mergulhador é uma ótima opção para as pessoas que apreciam a diversidade marinha. A área tem crescido no país, especialmente com a descoberta de novas jazidas de petróleo no fundo dos mares brasileiros. O mergulhador deixou de ser um profissional apenas relacionado ao turismo e se tornou mais requisitado para outras funções.

Cabe ao mergulhador conhecer as principais técnicas de mergulho, levando em consideração os limites do seu corpo. O profissional deve passar por aulas práticas, onde possa fazer um treinamento apropriado para as suas expedições submersas. Conhecer os equipamentos básicos e entender a funcionalidade dos mesmos é outro fator importante para o mergulhador profissional.

Para se tornar um profissional em mergulhos, é necessário ter disciplina e responsabilidade. Qualquer erro cometido nas atividades no fundo do mar pode comprometer vidas ou prejudicar o próprio mergulhador. Antes de optar por essa carreira, recomenda-se passar por um curso apropriado.

A capacitação para mergulhador profissional está disponível em diferentes níveis e por isso os interessados devem conhecer a fundo as propostas de cada escola. O Senai é uma das instituições que já acrescentou o curso de mergulhador no seu quadro profissional, tendo em vista as necessidades do mercado de trabalho. Promovido pelo FIRJAN no Rio de Janeiro, o curso garante a carteira do CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquático) após a conclusão.

A grade curricular do curso de mergulhador profissional envolve disciplinas práticas e teóricas, procurando dessa forma trabalhar com conhecimentos válidos e aplicáveis. Ao longo da formação, os alunos adquirem as competências básicas que um mergulhador, como o controle dos aparelhos de respiração subaquáticos e medidas de emergência.

No Brasil, é comum encontrar escolas de mergulho voltadas especialmente para a área de turismo, onde o objetivo é formar instrutores na área. Os profissionais que concluem o curso podem trabalhar nas operadoras de mergulho nas principais cidades litorâneas onde se realizam a atividade. No Nordeste é possível encontrar um campo bem promissor para o mergulhador que deseja atuar no setor turístico. O mergulhador também poderá trabalhar com pesquisas biológicas e oceânicas ao longo da sua carreira.

Top