Curso de libras da UFSCar: inscrições

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para uma nova etapa do curso do Programa de Ensino de Língua Brasileira de Sinais,…

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para uma nova etapa do curso do Programa de Ensino de Língua Brasileira de Sinais, que será ministrado no campus da instituição localizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

O curso de libras da UFSCar tem o objetivo de aproximar os falantes da língua portuguesa das comunidades surdas (Foto: Divulgação)

O curso do Programa de Ensino de Língua Brasileira de Sinais – Módulo II: Básico é destinado aos ouvintes que possuam noções introdutórias de Libras, sendo aberto às pessoas que participaram do módulo I do curso na UFSCar, aos alunos do curso de Libras na graduação e também aos que possuam certificado de, no mínimo, 45 horas em cursos de Libras.

Além disso, o curso objetiva aproximar os falantes da língua portuguesa e as comunidades surdas, com a utilização da linguagem específica, favorecendo a inclusão social e possibilitando a quebra de barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes.

Sobre o curso de libras da UFSCar

O curso terá duração de quatro meses (Foto: Divulgação)

Ministrado pela professora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, professora do Departamento de Psicologia da universidade, o curso de libras da UFSCar tem a proposta de ampliar o vocabulário dos alunos, incentivar a comunicação em várias situações, promover a compreensão e a expressão de enunciados complexos e oferecer conhecimentos gramaticais básicos.

Durante os quatro meses do curso, os alunos terão aulas sobre história e educação de surdos, vocabulários relacionados a temas como saúde, natureza, profissão, escola, comunicação e noções gramaticais, a partir de relatos históricos e contos de fadas.

O início das aulas está programado para o próximo dia 13 de agosto e as aulas acontecerão sempre às terças-feiras, entre as 16h e as 19h. O término do curso está previsto para o dia 26 de novembro.

Leia Também:  Cursos de Direito a Distância Reconhecidos pelo MEC

Inscrições para o curso de libras da UFSCar

As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de agosto (Foto: Divulgação)

As inscrições para o curso de libras da UFSCar estão sendo recebidas através do site da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar. Os interessados têm até o dia 8 de agosto para se cadastrar.

Serão oferecidas 25 vagas no total, com a seleção sendo realizada por ordem de inscrição. Os candidatos que não possuírem certificado deverão passar por uma entrevista para efetuar a matrícula.

É importante ressaltar que o valor do curso é de R$ 360,00 e que no momento da matrícula, o aluno deve levar cópia do CPF e da identidade, além do certificado de conclusão do Módulo I do curso ou equivalente.

Campus da UFSCar em São Carlos

As aulas serão ministradas no campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Divulgação)

O campus São Carlos da UFSCar fica na Rodovia Washington Luís, Km 235 – SP 310, em São Carlos (SP). Maiores informações a respeito do curso de libras podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (16) 3351-9706 e (16) 3351-8111.

Top