Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia

  O Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia é uma opção para aqueles que não podem enxergar e mesmo assim desejam…

Por Redacao em 12/08/2014

 

O Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia é uma opção para aqueles que não podem enxergar e mesmo assim desejam aprender a usar o computador. Esta qualificação é uma inciativa de inclusão social e já beneficiou vários cidadãos baianos.

Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia. (Foto: Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acredita que os deficientes visuais também podem aprender informática, de maneira clara, objetiva e dinâmica. O estudo é totalmente adaptado e reconhece as principais dificuldades dos alunos.

O curso de informática se destaca como o mais procurado pelos deficientes visuais.  Todos os profissionais que lecionam na área são capacitados com cursos de braile e o SENAI conta com ferramentas exclusivas para apresentar os conhecimentos de informática aos alunos com deficiências visuais.

O Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia faz parte do Programa Senai de Ações Inclusivas. Ele não é a única iniciativa da instituição, afinal, também existem cursos profissionalizantes adaptados para as necessidades de pessoas com deficiência auditiva.

Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia

O curso de informática também trabalha com um material em braile. (Foto: Divulgação)

O curso gratuito de informática para deficientes visuais, promovido pelo Senai Bahia, é considerado um dos mais completos do Brasil. Ele utiliza dois tipos de softwares, chamados Virtual Vision e NVDA, que permitem o acesso não-visual ao ambiente de trabalho no computador.

Graças aos softwares do Senai BA, os alunos aprendem a acessar e-mails, digitar textos, ler jornal, montar planilhas no Excel e usar muitos outros recursos do sistema operacional Windows.

A aprendizagem funciona de uma forma bem simples e eficaz: o programa instalado lê tudo o que está em uso no computador, assim o deficiente visual consegue se orientar e usar o PC como qualquer outra pessoa.

O curso de informática grátis para cegos do Senai Bahia capacita os deficientes para ingressar no mercado de trabalho. Quando o aluno chega ao módulo avançado, ele não fica aprendendo apenas os comandos de informática, ele também tem a chance de adquirir conhecimentos aplicados à rotina administrativa e atendimento.

Leia mais: Cursos gratuitos Senai Bahia 2013

O Senai da Bahia tem desempenhado papel fundamental não só na qualificação de deficientes visuais, mas também na conscientização de empresas industriais sobre o potencial das pessoas com deficiências físicas e mentais.

As aulas do curso de informática básica para deficientes visuais não dependem apenas dos softwares de aprendizagem. Os alunos também estudam através de um material emborrachado que simula a tela de um computador e de apostilas em braile. Tudo é muito didático e os deficientes recebem total apoio dos professores quando estão no laboratório de informática.

Encontre mais informações sobre o Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia no Portal FIEB. Aproveite a visita para conhecer outras formas de educação inclusiva.

Top