Curso de Hipnose em SP

A hipnose é um estado psicológico especial que pode ser induzido de diversas formas e vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento no…

Por Redacao em 15/07/2011

A hipnose é um estado psicológico especial que pode ser induzido de diversas formas e vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento no tratamento de diferentes diagnósticos. Textos antigos, datando de 1.550 a.C., mostram  que os povos daquela época já utilizavam práticas de hipnose. Mas seu uso só deve ser feito por profissionais especializados, caso a hipnose seja feita por pessoas que não dominem a técnica muitos malefícios podem ser causados, já que a hipnose não está apenas relacionada à volta ao tempo e sim no tratamento de certos problemas psicológicos, que podem ser agravados caso o paciente não seja tratado por um profissional especializado.

Mas todos já experimentamos algum tipo de estado hipnótico de maneira natural. Por exemplo, quando estamos dirigindo um automóvel, muitas vezes nos desligamos e nem lembramos do que estamos fazendo, é como se o carro estivesse em piloto automático. Ou então quando estamos lendo um bom livro, ou em qualquer outra situação envolvente onde todas as outras coisas parecem ter sido bloqueadas. Muitas vezes as pessoas chegam a falar conosco e simplesmente não o ouvimos. Em toda circunstância onde seja preciso estar muito focado e concentrado, automaticamente transferimo-nos para um estado hipnótico natural.

A hipnose vem sendo utilizada hoje em dia por vários profissionais da área da saúde para tratar diversos problemas comportamentais, como: parar de fumar, perder peso, melhorar a memória, eliminar a ansiedade, tratar a depressão, preparar o sujeito para cirurgias, etc. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 90% da população mundial pode ser hipnotizada. São médicos, odontologistas e psicólogos, que fazem uso desta técnica, sempre no contexto especifico de cada área.

Mas a hipnose é uma ferramenta que auxilia no tratamento e, por isso, não pode ser utilizada como uma substituta ao tratamento psicoterapêutico tradicional ou o uso de medicamentos, nos casos em que seu uso é indicado, mas torna-se um importante instrumento quando utilizado em conjunto.

Em São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica, a PUC, ministra o curso de extensão universitária em Hipnose Clínica. O curso é indicado para profissionais e estudantes de Medicina, Psicologia, Odontologia e Enfermagem, e tem a duração de 30 horas. O curso terá início no dia 19 de setembro de 2011 e as inscrições estão abertas. O curso será ministrado por profissionais competentes e com experiência na área. A metodologia utilizada inclui aulas teóricas, com recursos audiovisuais, e práticas, com demonstrações realizadas em sala de aula.

Caso queira maiores informações, o site do departamento de psicologia da PUC, o COGEAE, possui os detalhes que podem sanar as dúvidas em relação ao curso, inclusive o valor do investimento e a grade curricular. O endereço eletrônico do COGEAE é http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/602.

Top