Curso de Hematologia no DF grátis

Arrumar um emprego fica mais fácil quando se sabe fazer diversas tarefas e um caminho para isso é o estudo constante. A situação fica…

Por Redacao em 29/08/2011

Arrumar um emprego fica mais fácil quando se sabe fazer diversas tarefas e um caminho para isso é o estudo constante. A situação fica melhor ainda quando não é preciso pagar por isso. Constantemente, é oferecido curso de hematologia no DF grátis, cujas inscrições são abertas esporadicamente, geralmente nas férias escolares, pois são mais voltados para atualização dos profissionais da área.

O Centro de Educação Profissional de Saúde em Planaltina (CEP-Planaltina) oferece o curso de formação inicial e continuada na área de hematologia. O interessado deve ter o ensino médio completo e ainda ter terminado o curso de assistente de laboratório. Dessa forma, realizando esses estudos, o profissional técnico pode garantir mais conhecimento acerca da sua profissão. Acompanhe aqui www.cepsaude.net.br

Na última seleção para o CEP, foram oferecidas 25 vagas no curso de hematologia grátis. Ele ocorre no período noturno, de terça-feira a quinta-feira, das 19h às 22h40. A carga horária é de 105 horas e as aulas já começaram, com prazo para terminar no final de setembro. Devido a esse horário, as condições de participação aumentam pois assim os interessados podem trabalhar o dia inteiro e ter a noite como tempo voltado aos estudos.

A hematologia é uma ciência, uma parte da Biologia que estuda o sangue e todos os seus elementos, tais como hemácias, que são os glóbulos vermelhos, os leucócitos, que são os brancos, e ainda as plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea. Os estudantes também pesquisam como esses componentes são produzidos no corpo e em quais órgãos, e também as doenças a eles relacionadas. Portanto, é um tipo de profissão muito específica que é ensinada tanto em bancos escolares a nível técnico como especialização no ensino superior.

O curso de hematologia grátis no Distrito Federal, oferecido no CEP em Planaltina, vai fazer com que o aluno conheça os materiais e equipamentos laboratoriais, assim como dominar os métodos de coleta de material. Durante as aulas, os participantes também vão ter outras orientações, tais como cuidar e aprender a manusear todos os aparelhos do laboratório e ainda saber reconhecer os componentes do sangue, mediante o uso de algumas técnicas. O perfil do profissional de hematologia de nível médio/técnico é que ele vai ajudar e fazer atividades de laboratório, sejam elas automatizadas ou ainda aquelas clássicas, tão importantes ao diagnóstico do sangue e seus componentes.

A atuação daqueles que concluírem o curso de hematologia grátis se dará em várias frentes, tais como em postos de saúde, laboratórios de pesquisa, laboratórios de ensino biomédico, hospitais, clínicas, laboratórios de controle de qualidade, entre outros. São muitos os locais que necessitam desse tipo de profissional.

As oportunidades de emprego na área de hematologia são muito grandes, tanto na esfera privada como na pública. Geralmente, o ingresso no serviço público se dá por meio de concurso e a exigência de experiência na área é vedada por lei, contudo, há situações em que são abertos processos seletivos simplificados e nessa situação o administrador pode fazer algumas exigências, inclusive pedindo vivência na profissão por um determinado período.

Top