Curso de Graça na Área de Petróleo

Trabalhar na indústria do petróleo, mais especificamente na Petrobras, é algo que chama a atenção de muitos profissionais. Por se tratar de uma área…

Por Redacao em 02/07/2011


Trabalhar na indústria do petróleo, mais especificamente na Petrobras, é algo que chama a atenção de muitos profissionais. Por se tratar de uma área que tem se expandido cada vez mais, principalmente após a descoberta da camada Pré-Sal no Brasil, muitos profissionais enxergam possibilidades de crescimento e êxito profissional.

Para aqueles que pretendem trabalhar na área de Petróleo e Gás, a qualificação profissional é indispensável. Como não poderia deixar de ser, o Brasil tem investido muito em cursos voltados para esta área e o melhor de tudo é que muitos são gratuitos. Apenas esse ano, milhares de vagas já foram distribuídas em cidades como Manaus e Itaboraí (RJ), com o intuito de formar profissionais qualificados para trabalhar na indústria petrolífera.

Se este assunto é de seu interesse, vale a pena acompanhar os editais que circulam em todo o país com frequência. O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) tem investido há alguns anos em cursos de Qualificação Profissional totalmente gratuitos. O último edital foi apresentado no fim de 2010 para selecionar participantes de 2011 e 2012.

Tendo a Petrobras como principal financiadora do projeto de qualificação, o Plano de Qualificação do Prominp conta também com recursos financeiros do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Até março de 2010, 78 mil profissionais qualificados já tinham sido formados em 15 estados do país.

A seleção é feita por meio de processos públicos,que ocorrem pelo menos uma vez por ano nos estados do país que possuem empreendimentos do setor de petróleo e gás natural. Para participar, o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos, e preencher os requisitos básicos de escolaridade e experiência profissional, de acordo com o nível exigido pelo curso escolhido.

O Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp tem o objetivo prioritário de capacitar profissionais de acordo com a demanda existente no mercado de trabalho brasileiro e garantir funcionários aptos a atuarem nos empreendimentos do setor, aumentando assim a empregabilidade da população.

Cursos

Entre os cursos oferecidos pelo Prominp, encontram-se:

– Nível Básico

Armador, carpinteiro, eletricista predial, operador de escavadeira, operador de trator, pedreiro, curvador, acoplador, caldeireiro, isolador, encanador, encanador industrial, soldador ponteador, pedreiro.

– Nível Médio:

Chefe de linha, eletricista força e controle, eletricista montador, encarregado de andaime, encarregado de curvamento, encarregado de estrutura, encarregado de instrumentação, encarregado de montagem mecânica, entre outros.

– Inspetores:

Inspetor / Auxiliar de Laboratório de Concreto, Inspetor / Construção Civil, Inspetor / Dimensional – Caldeiraria Nível 2, Inspetor / Dutos, entre outros.

– Nível Superior:

Chefe de Obra, Engenheiro de Campo – Construção e Montagem, Engenheiro de Segurança, Engenheiro de Tubulação, Engenheiro de Campo – SMS, Gerente de Condicionamento / Comissionamento, Engenheiro de Logística,  entre outros.

– Nível Técnico:

Supervisor Técnico de Pintura e Isolamento, Administrador de PDMS, Projetista de Instrumentação / Automação, Projetista Eletricista, Desenhista Projetista de Equipamento de Embarcação, Administrador COMOS,  entre outros.

Para acompanhar os editais ou saber mais sobre as vagas e os cursos, acesse:  http://www.prominp.com.br/data/pages/8A9548842AD4327C012AD432FEBA0375.htm#10;

Top