Curso de Gestão de Negócios

pos-graduacao-em-gestao-de-negocios

Curso de Gestão de Negócios: A oferta de cursos em grandes universidades tem se tornado cada vez maior, tanto que os aspirantes a graduandos ficam cada vez mais confusos na hora de escolher o curso ideal, ou o que lhe dará mais satisfação ou, ainda, aquele que tem faixas salariais mais elevadas.

Um exemplo dessa multiplicidade é as variações do curso de gestão, um aluno, por exemplo, pode ficar confuso na hora de escolher entre os cursos de gestão de negócios, curso de gestão financeira, um curso técnico de gestão empresarial, um curso de gestão de projetos, curso de gestão de processos, ou ainda, um curso de gestão de pessoas. Inicialmente ele pode partir da definição da palavra logo após o gestão, mas será que a profissão relacionada a cada curso será baseada somente nisso? É bem provável que não, por isso, confira as abrangências dessas profissões que estão entrando no mercado.

Partiremos do curso mais genérico, que é o de gestão de negócios: Este curso pretende formar um profissional que irá elaborar e desenvolver projetos, gerir equipes grandes, fazer demonstrativos das finanças da empresa e atuar no desenvolvimento de planos voltados ao marketing. Outra faceta deste profissional está na área internacional e logística da organização e no domínio da negociação através de técnicas e conceitos éticos. O curso de gestão financeira trabalha, justamente, com os ativos financeiros da organização, então o profissional será responsável pelos financiamentos realizados pela empresa, aplicações, o descontos recebidos e taxas de juros e equivalentes, ou seja, o equilíbrio entre os lucros e os gastos, com preferência por um saldo positivo no final do mês, um bom curso para quem gosta da área das ciências exatas.

O curso técnico de gestão empresarial abrange muitos dos assuntos de gestão de negócios, com foco no planejamento, qualidade, no orçamento da empresa, no trabalho realizado pelas equipes e na produtividade dos colaboradores, além de, ferramentas específicas para avaliar o desempenho, técnicas par se apresentar em público, como guiar uma reunião e analises do financeiro e da economia da empresa. O curso de gestão em projetos forma o profissional para liderar projetos, atuar no planejamento, execução e conclusão deles, fazer a escolha da equipe e objetivo dos projetos, fazer o lançamento de produtos da organização, bem como, fazer mudanças na organização e acompanhar o andamento de cada projeto definido, este curso envolve senso de liderança e capacidade de lidar com prazos, pois isto que fará com que o projeto ou mudança sejam realmente eficientes e eficazes.

No curso de gestão de processos o profissional pode trabalhar em parceria com o gestor de projetos, já que visa o planejamento, acompanhamento e condução de projetos, além de entender as interações e o impacto que os processos tem dentro da cadeia de trabalho; o gestor de processos deve perceber os pontos de controle e quais pontos que indicam o desempenho são importantes.

Por último, chegamos ao curso de gestão de pessoas, que é, possivelmente, o curso mais voltado para a área humana dentre todos; nesta profissão você irá gerenciar equipes de trabalhos, tendo como objetivos: motivá-los, aconselhá-los e aumentar o desempenho deles, irá definir metas para as equipes que tornem o trabalho mais eficaz, distribuir tarefas, identificar os pontos de conflito e ruídos entre os colaboradores, além de perceber os talentos que compõem suas equipes e os manter na empresa.

Seis profissões com similaridades e peculiaridades, basta encontrar a que mais se identifica com seu perfil e escolher a profissão que mais se adéqüe aos seus anseios e objetivos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply