Curso de gestão de empresas familiares

As empresas familiares são comuns no mundo todo. O negócio transmitido de geração para geração movimenta o mercado há séculos, além de ser responsável…

Por Isabella Moretti em 07/03/2013

As empresas familiares são comuns no mundo todo. O negócio transmitido de geração para geração movimenta o mercado há séculos, além de ser responsável pelas marcas de maior credibilidade em diferentes setores.

O curso de gestão de empresas familiares serve para herdeiros de negócios. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Negócio da família: dicas para dar continuidade

No Brasil, as empresas familiares representam 80% do PIB (Produto Interno Bruto), revelando desta forma que este tipo de negócio é mais valioso do que a empresa não-familiar. Apesar do sucesso, os administradores precisam fazer uma boa gestão para que não haja prejuízos financeiros.

Quando não há uma boa gestão, a empresa familiar corre o risco de desandar, caso ela seja administrada por um herdeiro que não tenha formação para fazer investimentos e avaliar os riscos.

Gestor de empresas familiares

O curso de gestão de empresas familiares tem como objetivo treinar o profissional para as atividades relacionadas ao negócio de uma família empreendedora. As práticas visam o desenvolvimento da empresa e os cuidados com a perpetuidade do modelo de negócio.

A formação oferece estratégias e ferramentas para administrar o dia a dia da empresa. (Foto:Divulgação)

Diferentes instituições de ensino já oferecem o curso de gestor de empresas familiares. Através das aulas, os profissionais aprendem estratégias e conhecem as principais ferramentas para gerenciar o dia a dia deste modelo de negócio.

A formação para administrar empresas familiares é destinada aos membros das famílias empresariais, fundadores, herdeiros, investidores ou executivos que de alguma forma estão envolvidos em uma organização familiar.

Onde fazer o curso de gestão de empresas familiares?

FGV
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece o curso de gestão de empresas familiares. A metodologia das aulas é baseada na análise de casos, palestras e discussões práticas. O programa abrange temas como ciclo de vida das empresas, gerenciamento de conflitos, aspectos organizacionais e jurídicos, formação de sucessores, cultura e liderança, entre muitos outros.

O curso de gestão de empresas familiares FGV terá início no dia 08 de março e se estende até 24 de janeiro. A carga horária é de 60 horas. O preço a vista do curso é R$ 3.778,00. Para participar, é necessário comprovar a formação com nível superior.

O gestor de empresa familiar aprende a negociar e superar crises. (Foto:Divulgação)

Fipecafi
A Faculdade Fipecafi oferece o curso de extensão de gestão de empresas familiares. Com a intenção de desenvolver, atualizar ou reciclar o potencial de gestor, o curso é destinado aos executivos ou membros da diretoria de uma organização familiar. O início das aulas está previsto para a 2ª quinzena de maio de 2013.

Insper
O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) realiza o curso de gestão de empresas familiares, com uma carga-horária de 20 horas. Os interessados em participar deste modelo de educação executiva devem fazer a pré-reserva da vaga.

Veja também: Dicas para lidar com os negócios familiares

Top