Curso de Gestão Ambiental – Senac

Muito se fala sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. O século XXI tem sido marcado por catástrofes naturais que alertam sobre a…

Por Redacao em 20/07/2011

Muito se fala sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. O século XXI tem sido marcado por catástrofes naturais que alertam sobre a forma com que o ser humano tem tratado o mundo em que vive, com exploração excessiva dos recursos naturais, muitas vezes não-renováveis e um modo de vida baseado em consumo e descarte excessivos.

Diante dessa situação, o profissional especializado em Gestão Ambiental tem tido destaque no mercado de trabalho, no exercício da administração de projetos que tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente, por meio de recursos como a reciclagem, a preservação da biodiversidade e a adoção de técnicas sustentáveis em diversos modos de produção.

A importância de um gestor ambiental tem sido afirmada frequentemente em vista que as empresas já estão atentas à necessidade constante de se conscientizar em relação ao meio ambiente. Dessa forma, os interessados em se especializar nesta área podem procurar o Senac São Paulo, que está com inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental, em três unidades: Jabaquara, Santos e São José do Rio Preto.

O principal objetivo deste curso é formar profissionais especializados que possam atuar nos setores público ou privado, além do terceiro setor, e lidar com questões relacionadas ao planejamento, à prevenção e ao controle da poluição, e também com a implementação de sistemas e licenciamento ambiental.

A grade curricular foi montada a partir de uma abordagem multidisciplinar que permite que os alunos conquistem uma visão integrada do meio ambiente, além de permitir a atuação em diferentes segmentos da área ambiental.

Grade curricular

Durante o curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, os alunos participarão das seguintes disciplinas: Planejamento Ambiental, Fundamentos do Meio Biótico, Metodologia de Pesquisa, Gestão e Tecnologias de Controle da Poluição do Ar, Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, Gerenciamento de Águas Contaminadas, Tecnologias de Produção Mais Limpa,  Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais, Gestão de Riscos e Emergências Ambientais, Certificação e Auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental, Mercado de Carbono, Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento, Gestão da Sustentabilidade Organizacional e Educação Ambiental. A carga horária total é 368 horas/aula.

Processo Seletivo

Os interessados no Curso de Gestão Ambiental tem até o dia 1º de agosto de 2011 para fazer a inscrição para o processo seletivo do Senac São Paulo. É cobrada uma taxa de R$ 50,00 e a seleção é feita de acordo com as especificidades de cada curso. É importante salientar que, por se tratar de um curso de pós-graduação, é indispensável a apresentação do diploma de graduação, devidamente registrado sob as normas do MEC no momento da matrícula.

Para outras informações sobre o processo seletivo e os documentos exigidos para a matrícula, clique aqui.

Serviço

Conheça as unidades do Senac São Paulo que oferecem o curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental:

Senac Jabaquara

Avenida do Café, 298
Telefone: (11) 2146.9150
E-mail: [email protected]

Senac Santos

Av. Conselheiro Nébias, 309 – Vila Mathias
Telefone: (11) 2105.7799
E-mail: [email protected]

Senac São José do Rio Preto

Rua Jorge Tibiriçá, 3518 – Santa Cruz
Telefone: (17) 2139.1699
E-mail: [email protected]

Top