Curso de Geologia, Onde Fazer, Carreira

Existem algumas profissões que são consideradas profissões do futuro dentre elas estão algumas do ramo da tecnologia, outras de saúde, saúde pública e também…

Existem algumas profissões que são consideradas profissões do futuro dentre elas estão algumas do ramo da tecnologia, outras de saúde, saúde pública e também as que envolvem a proteção e preservação do meio ambiente. Por isso podemos considerar a Geologia um dos cursos do futuro. Um geólogo é o profissional responsável por analisar as modificações ocorridas na crosta terrestre ao longo dos tempos, para isso esse profissional investiga, pesquisa e classifica as informações. Confira a seguir mais especificações do curso de geologia, onde fazer, carreira para decidir se essa será a sua profissão no futuro.

Como anteriormente mencionamos um geólogo é a pessoa responsável por três tipos de vertestes em torno de uma pesquisa, ou seja, o processo de investigação onde o profissional avalia todos os processos sofridos pela terra, como no caso da erosão, desertificação e glaciação, em torno disso também acontece uma análise para filtrar as informações, sendo assim a classificação, classificadas as informações é hora da pesquisa que por final tem por objetivo ajudar a evitar os prejuízos  que a exploração de recursos naturais como o petróleo podem causar ao nosso planeta. Um geólogo também é muito importante nos processos de construção de túneis, construções, estradas e tudo o que possa desmatar e mexer com a estrutura da terra, analisando assim as condições físicas do local.

Com a expansão de mercado da Petrobras em conjunto com o pré-sal os geólogos puderam ter mais chances no mercado de trabalho explorando novamente um dos campos que estava praticamente estagnado, ou seja, a mineração, com a crise econômica mundial esse setor havia parado de expandir e como conseqüência muitas empresas diminuíram o número de funcionários. Empresas como a Companhia Vale do Rio Doce podem voltar com força total após a recuperação do mercado. Geralmente as grandes oportunidades de trabalho para geólogos assim como também para outros profissionais continuam sendo reveladas através de concursos, em geral é exigido o curso de graduação em geologia completo para o profissional que pretende adentrar nessa área. O salário é bem tentador, sendo R$ 3.060,00 inicial, após algum tempo no trabalho esse valor tende a subir.

Leia Também:  Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional: inscrições

Assim como todas as profissões a graduação em geologia pode ser promissora desde que o profissional seja criativo e também se empenhe para melhorar. Muitas prefeituras contratam geólogos para avaliar as condições de terrenos para urbanização. Outro ramo que também costuma chamar geólogos é o dos postos de combustível, os geólogos atuam avaliando e monitorando o funcionamento das bombas para evitar vazamentos. O governo também contrata geólogos através de concursos públicos para fazer perícias, nesses caso o profissional trabalha junto à algum órgão realizando pesquisas. Onde fazer o curso de geologia? A resposta é simples e podemos encontrar o curso de geologia em diversas universidades do país. Confira a seguir a lisa que selecionamos com algumas delas incluindo o seu endereço virtual para que você fique de olho nos processos seletivos e também nos vestibulares:

UFRJ – http://www.geologia.ufrj.br/

USP – http://www.igc.usp.br/

UFPR – http://www.geologia.ufpr.br/

UFC – http://www.geologia.ufc.br/

UFPE – http://www.ufpe.br/geologia/

UFRN – http://www.geologia.ufrn.br/intranet/

UFSC – http://www.geologia.ufsc.br/

UFRGS – http://www.ufrgs.br/ufrgs/areas/pop_up.asp?id=39

Top