Curso de Games no Brasil

Se você é louco por games, com certeza já deve ter sonhado em trabalhar no desenvolvimento de games. Imagine ficar jogando o dia inteiro…

Se você é louco por games, com certeza já deve ter sonhado em trabalhar no desenvolvimento de games. Imagine ficar jogando o dia inteiro e, o melhor, ainda ser pago por isso. Assim, você poderá desenvolver os seus próprios jogos e trabalhar em uma empresa multinacional que faça jogos.

A indústria de jogos eletrônicos é uma das que mais cresce no mundo, faturando bilhões de dólares por ano. Isso porque os games são desenvolvidos tanto para computadores, para vídeo games, para celulares e outros equipamentos mais modernos. Por isso, a concorrência entre as indústrias fabricantes e desenvolvedoras de jogos é enorme porque todos querem uma fatia desse bolo.

No Brasil, o trabalho é rentável e está cada vez mais sendo procurado, pois o país produz muitos jogos online, jogos para celulares, jogos para a comercialização no exterior e até os “advergames”, ou seja, os jogos usados em publicidade.

Então, essa área está em expansão. No entanto, não basta gostar de jogar para conseguir um bom emprego na área. Também é necessário muito esforço, estudo e dedicação para ter uma boa formação. Afinal, o seu trabalho não se resumirá apenas em jogar e testar os jogos. Outro quesito importante para o desenvolvedor de games é a criatividade. Muitos tipos de jogos foram criados, desse modo, você terá que ser original e criar um game surpreendente e que conquiste a maior parte do público.

Bons exemplos de criatividade que fizeram os seus criadores ganharem muito dinheiro não só com os games como também  com os produtos licenciados são os mascotes das empresas como Super Mario e Sonic. A partir dos games, eles se tornaram tão famosos que estão estampados em camisetas, copos, cadernos, desenhos animados entre outros.

Leia Também:  Cursos mais procurados no Programa Vence

Para entrar nessa área, é preciso fazer um curso de games. No Brasil, a maioria desses cursos se concentra na região sudeste. Outra grande parte está no sul e, aos poucos, eles estão se proliferando pelo nordeste. Há uma enorme variedade de cursos de games, entre eles os cursos online, os cursos livres, os cursos técnicos, as graduações, os cursos de extensão e os cursos de pós-graduação.

Os cursos online e os cursos livres são de pouca duração, variando entre 16 e 120 horas. Portanto, eles são apenas um curso para especializar o aluno em uma determinada área dos jogos, como modelagem 3D, animação de personagens, desenvolvimento de jogos, jogos para portáteis entre outros. Por serem de curta duração, esses cursos passam informações supérfluas e não têm validade como curso técnico ou graduação. Desse modo, você terá que escolher a área específica na qual você quer trabalhar. Esses cursos também podem servir para que o aluno tenha uma noção do imenso leque que existe na área de games.

Os cursos técnicos são uma boa opção para quem está disposto a trabalhar assim que terminar o curso ou durante o seu andamento. Eles têm duração de 1 ano e meio a 3 anos e os custos são menores que os da graduação. Porém, há mais empregos para técnicos que para graduados.

Na graduação, o aluno tem uma noção geral do desenvolvimento de jogos. Ao término da faculdade, o aluno poderá trabalhar em todo o processo do desenvolvimento do game, desde a parte criativa até a sua produção e distribuição. Esse aluno será o funcionário mais completo na área.

Os cursos de extensão são feitos em pouco tempo e eles dão certificados aos alunos de que ele assistiu palestras em determinado assunto da área como extensão em jogos 3D, estratégias de games para a comunicação e marketing, level design para games 3D em primeira pessoa, 3D Studio Max entre outros.

Leia Também:  Cursos de beleza para trabalhar e fazer carreira

No entanto, se o seu intuito for se tornar um “expert” na área de jogos, a pós-graduação é o que você procura. Terminando a faculdade, você pode optar por fazer um curso de especialização ou um de mestrado. A especialização prepara o aluno para o mercado de trabalho enquanto o mestrado e o doutorado são mais voltados para a área acadêmica, mas nada impede que um especialista atue em sala de aula e um mestre, em empresas.

Atualmente, o mercado de trabalho exige cada vez mais especializações dos trabalhadores. Por isso, é preciso estudar e aprender sempre mais, principalmente no ramo dos jogos, que se moderniza rapidamente. Se você realmente gosta de jogos, procure já pelo seu curso de games no Brasil.

Top