Faculdade de Engenharia Naval Grátis

Faculdades oferecem cursos de engenharia naval gratuitos, descubra quais são essas faculdades e qual a função de um engenheiro naval. Com a exploração do…

Curso de Engenheiro Naval Gratuito, Faculdade de Engenharia Naval Grátis

Faculdades oferecem cursos de engenharia naval gratuitos, descubra quais são essas faculdades e qual a função de um engenheiro naval.

Com a exploração do petróleo e gás pelos mares e atualmente com a volta das atividades da indústria naval brasileira o número de engenheiros navais com qualificação e preparo para o desenvolvimento de projetos como plataformas de petróleo e diversos outros tipos de embarcações está pequeno comparado à necessidade do país.

Além de plataformas marítimas o engenheiro naval é responsável por projetos como barcos, navios, lanchas e diversos outros tipos de corpos flutuantes. Esse profissional pode atuar nas embarcações fazendo a vistoria, observando e levantando possíveis problemas; nos estaleiros (onde são construídos os navios) atuando na produção; em escritórios que contam com uma alta tecnologia (softwares para desenhos e projetos, além de diversos computadores e outros programas específicos) para a formulação desses projetos ou até mesmo desempenhando papel de apoio às pesquisas.

Em lugares como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), localizado no Butatã – SP, na cidade Universitária o engenheiro naval trabalha em conjunto com tecnólogos em navegação fluvial, físicos e técnicos especializados em instrumentação e medição.

O salário de um engenheiro naval pode variar, mas devido à falta desses profissionais no mercado a remuneração inicial em empresas como a Petrobras e estaleiros costuma ser em torno de R$5 mil;

Durante o curso de engenharia naval os estudantes terão muitas matérias que exigem um bom preparo e conhecimento em cálculo físico e matemático, irão se deparar também com um amplo conteúdo voltado para hidrodinâmica (onde se estuda fenômenos que ocorrem dentro da água), maquinário (como bombas, propulsores e motores) e projeto de estruturas metálicas.

Leia Também:  Faculdades de Moda no Rio de Janeiro

Atualmente existem cerca de quatro Universidades públicas que disponibilizam o curso de engenheiro naval gratuito, que são: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) além da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que tem previsão para abertura de turma no ano que vem, disponibilizando o total de 20 vagas.

Como a carga horária e grade curricular do curso pode variar de acordo com a instituição assim como as datas para o vestibular, valores e etc. , os interessados podem encontrar essas informações mais detalhadas no site de cada universidade:

-Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): http://www.ufrj.br/

-Universidade Federal do Pará (UFPA): http://www.portal.ufpa.br/

-Universidade Federal do Rio Grande (FURG): http://www.furg.br/

-Universidade de São Paulo (USP): http://www4.usp.br/

-Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): http://www.ufpe.br/ufpenova/

Top