Curso De Engenharia De Produção, Onde Fazer, Faculdades

O engenheiro de produção é um profissional que atua no âmbito industrial, estando comprometido com projeções e implantações de sistemas. Cabe a ele elaborar…

O engenheiro de produção é um profissional que atua no âmbito industrial, estando comprometido com projeções e implantações de sistemas. Cabe a ele elaborar o planejamento dos processos de fabricação, considerando a qualidade dos produtos e orçamento disponível para o investimento. O engenheiro trabalha com várias máquinas e também desenvolve serviços de manutenção.

O trabalho do engenheiro de produção se mostra essencial para que uma indústria consiga manter sua demanda de produção. O profissional precisa planejar e implementar sem gerar prejuízos a situação financeira da empresa. Enfim, seu papel consiste em buscar um equilíbrio entre a produtividade e os gastos com os processos.

Para se tornar um bom engenheiro de produção, o indivíduo precisa gostar de cálculos e desenhos técnicos, ser organizado e ter facilidade para raciocínio lógico. Essa área da engenharia é bem ampla, permitindo que o profissional atue em indústrias de diferentes segmentos.

O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades de sucesso para o engenheiro de produção, que pode atuar como líder de sua equipe nos processos de fabricação. A carreira combina engenharia com administração, dispondo de maior liberdade para que o profissional escolha um cargo dentro de sua área. Em média, o salário de um engenheiro de produção no início da carreira é de R$ 2.469,00.  

O curso de engenharia de produção dura 5 anos e coloca os alunos em contato com as principais atividades da área. Ao longo da formação, o conteúdo programático aborda temas como química básica, física, controle de produção, mecânica, desenho técnico e planejamento de produção. Os alunos lidam com as funcionalidades de equipamentos modernos e ficam por dentro das novas tecnologias.

Quem não sabe onde fazer engenharia de produção deve se informar sobre as instituições que promovem o curso. Antes de prestar vestibular, conheça a credibilidade do MEC e a infraestrutura que o campus oferece para pesquisas. As universidades públicas registram grande concorrência para as vagas no curso de engenharia de produção, mas os estudantes determinados não podem desistir da área.

Leia Também:  Fiocruz cursos de especialização gratuitos 2016

Entre as instituições públicas que promovem o curso, aparecem: UFV, UFOP, UFPB, UFPR, UFF, UFRJ, UFSCAR e UNIRIO. Os estudantes que não conseguirem ingressar na formação gratuita podem arcar com as mensalidades do curso. A faculdade de engenharia de produção na Anhembi Morumbi está disponível por R$ 1055,57 ao mês.

Top