Curso De Engenharia De Produção, Onde Fazer, Faculdades

PUBLICIDADE

O engenheiro de produção é um profissional que atua no âmbito industrial, estando comprometido com projeções e implantações de sistemas. Cabe a ele elaborar o planejamento dos processos de fabricação, considerando a qualidade dos produtos e orçamento disponível para o investimento. O engenheiro trabalha com várias máquinas e também desenvolve serviços de manutenção.

O trabalho do engenheiro de produção se mostra essencial para que uma indústria consiga manter sua demanda de produção. O profissional precisa planejar e implementar sem gerar prejuízos a situação financeira da empresa. Enfim, seu papel consiste em buscar um equilíbrio entre a produtividade e os gastos com os processos.

Para se tornar um bom engenheiro de produção, o indivíduo precisa gostar de cálculos e desenhos técnicos, ser organizado e ter facilidade para raciocínio lógico. Essa área da engenharia é bem ampla, permitindo que o profissional atue em indústrias de diferentes segmentos.

PUBLICIDADE

O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades de sucesso para o engenheiro de produção, que pode atuar como líder de sua equipe nos processos de fabricação. A carreira combina engenharia com administração, dispondo de maior liberdade para que o profissional escolha um cargo dentro de sua área. Em média, o salário de um engenheiro de produção no início da carreira é de R$ 2.469,00.  

O curso de engenharia de produção dura 5 anos e coloca os alunos em contato com as principais atividades da área. Ao longo da formação, o conteúdo programático aborda temas como química básica, física, controle de produção, mecânica, desenho técnico e planejamento de produção. Os alunos lidam com as funcionalidades de equipamentos modernos e ficam por dentro das novas tecnologias.

Quem não sabe onde fazer engenharia de produção deve se informar sobre as instituições que promovem o curso. Antes de prestar vestibular, conheça a credibilidade do MEC e a infraestrutura que o campus oferece para pesquisas. As universidades públicas registram grande concorrência para as vagas no curso de engenharia de produção, mas os estudantes determinados não podem desistir da área.

Entre as instituições públicas que promovem o curso, aparecem: UFV, UFOP, UFPB, UFPR, UFF, UFRJ, UFSCAR e UNIRIO. Os estudantes que não conseguirem ingressar na formação gratuita podem arcar com as mensalidades do curso. A faculdade de engenharia de produção na Anhembi Morumbi está disponível por R$ 1055,57 ao mês.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.